Laura Enchioglo   |   13/08/2025 09:08

Veja tendências que devem moldar o futuro das viagens LGBTQ+

Parada LGBT, séries de TV e filmes e IA são alguns dos fatores que impulsionam viagens queer


Embratur Sebrae
Segmento está em rápida expansão e apresenta grandes oportunidades para empresas e destinos turísticos
Segmento está em rápida expansão e apresenta grandes oportunidades para empresas e destinos turísticos

A agência de previsão de tendências Globetrender lançou o estudo The Future of Queer Travel, identificando movimentos-chave que estão transformando o Turismo para o público LGBTQ+.

Segundo a CEO e fundadora da Globetrender, Jenny Southan, o segmento está em rápida expansão e apresenta grandes oportunidades para empresas e destinos turísticos. Ela destaca que, em 2018, os gastos anuais de viajantes LGBTQ+ somaram US$ 218 bilhões, e que a previsão é chegar a US$ 568,5 bilhões até 2030.

“Viajantes queer estão mais destemidos e ansiosos por viajar do que nunca. Em muitos casos, eles também têm mais renda disponível, e a população que se identifica como queer está aumentando”

Jenny Southan, CEO e fundadora da Globetrender

Jenny aponta que o mercado ainda é pouco compreendido pelos tomadores de decisão: “A maioria das marcas é gerida por pessoas heterossexuais e cisgênero, com visão heteronormativa do mundo. Isso se reflete na pouca representatividade das campanhas.” Ela conclui: “A menos que esses líderes se eduquem em diversidade e incluam profissionais LGBTQ+, vão continuar a falhar em reconhecer a importância desse mercado crescente.”

Entre as tendências mais relevantes, estão:

Queer Family Travel

A Globetrander aponta que está mais fácil do que nunca para pais do mesmo sexo terem filhos. Ainda assim, quando se trata de férias, apenas os destinos mais seguros e hospitaleiros serão viáveis, pois não há como evitar estar "fora do armário".

“Mais e mais famílias 'arco-íris' estão surgindo. Em 2019, houve um aumento de 40% no número de famílias do mesmo sexo no Reino Unido desde 2015”, destaca Jenny, que reforça a importância de os destinos serem seguros e acolhedores. “Famílias queer precisam ser muito mais criteriosas na escolha dos locais para evitar encontrar homofobia.”

Limelight Gaycations

Filmes e programas de TV queer têm o potencial de ser mais poderosos do que as mídias sociais para inspirar as pessoas a viajar para os lugares onde se passam, destaca o relatório.

Polydays

A Globetrander destaca que o aumento do poliamor significa que hotéis e outros provedores de viagens precisam deixar de lado suas suposições sobre como são os relacionamentos modernos e hiperpersonalizar experiências para casais.

Pride Power

O relatório destaca que viajar para o exterior para os festivais LGBT oferece uma experiência "libertadora e hedonista" para pessoas queer. Além disso, é uma oportunidade para a indústria do Turismo provar que pode fazer mais do que usar o arco-íris em vão.

Gay-I Interfaces

Estima-se que a inteligência artificial ofereça uma oportunidade de US$ 28 bilhões para a indústria de viagens. Para viajantes LGBTQIA+ que buscam anonimato, interagir com máquinas será preferível a humanos. "Interações automatizadas em fronteiras e hotéis podem substituir o contato humano, o que para alguns viajantes queer reduz a ansiedade", destacou Jenny.

Rainbow Rebellions

Uma das tendências está relacionada a uma certa resistência - no sentido político - do grupo LGBT, visitanto destinos que apresentam legislações restritivas, desafiando leis anti-LGBT.

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