Turismo LGBT: veja 25 destinos e eventos para curtir em 2026
Levantamento conta com cidades ao retor do mundo, incluindo uma do Brasil; confira

O Turismo LGBTQIA+ cresce a cada ano e em 2026 não seria diferente. Os 12 meses prometem uma série de festivais e grandes eventos em todo o mundo, além da tradicional série de Paradas LGBT que ocorrem em junho, Mês do Orgulho.
O Travel Pulse fez um levantamento de 25 lugares e eventos queer mais interessantes para curtir em 2026, em diferentes países, incluindo o Brasil.
Confira abaixo.
Amsterdam (Holanda)
A World Pride chega a Amsterdam de 25 de julho a 8 de agosto, com o tema principal de “Unidade”. A data também é importante, já que 2026 marca o aniversário de 25 anos desde que a Holanda se tornou o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Valência (Espanha)
Os Gay Games XII chegam à cidade espanhola de 27 de junho a 4 de julho. A celebração de oito dias apresenta não apenas esportes, mas também música, cultura e uma celebração da comunidade. Os jogos incluirão 39 modalidades esportivas abertas à participação de todos os gêneros, com dois esportes locais não competitivos: colpbol (um esporte coletivo semelhante ao handebol e ao vôlei) e pilota valenciana (um handebol tradicional).
Aspen, Colorado (EUA)
Considerada a semana de esqui mais antiga dos Estados Unidos, a Aspen Gay Ski Week se tornou uma popular festa de sete dias, onde os esquiadores aproveitam pistas, banheiras de hidromassagem, festas, shows, jantares, apresentações de comédia, filmes e simpósios. Em 2026, o evento acontece de 11 a 17 de janeiro, nos quatro picos de Aspen Snowmass, na Wheeler Opera House, no hotel anfitrião Limelight Aspen e em outros locais. Este ano marca a 49ª edição do evento.
Arosa (Suíça)
Outro evento popular de esqui para o público gay é a Arosa Gay Ski Week, a maior da Europa. Situada nos Alpes Suíços, de 17 a 24 de janeiro, a estação de esqui é considerada a mais acolhedora para a comunidade LGBTQ+ do mundo. Serão eventos diários, esqui social, après-ski, snowboard, patinação noturna, um concerto de música clássica, festa na piscina e o baile de encerramento, o White SnowBall.
Belo Horizonte (Brasil)

O Brasil é conhecido por sua atmosfera acolhedora à comunidade LGBTQIA+, e embora o Rio de Janeiro seja o destino mais popular no Instagram entre os viajantes LGBT, Belo Horizonte está se tornando um ponto de encontro por si só. A cidade oferece uma vida noturna LGBTQIA+ agitada, principalmente nos bairros de Lourdes e Savassi. Também é conhecida por sua cena musical emergente e como um destino para a arte queer.
Melbourne (Austrália)
Desde 1988, o Midsumma é o festival queer anual de Melbourne, com eventos artísticos e culturais em mais de 100 locais diferentes. Em 2026, acontece de 18 de janeiro a 8 de fevereiro, em pleno verão da cidade.
Sitges (Espanha)
Sitges, localizada a apenas 30 minutos de trem do centro de Barcelona, é uma das cidades mais queer da Europa. Além da Parada do Orgulho Gay de Sitges, no início de junho, muitos homens queer invadem a cidade em setembro (de 4 a 13 de setembro no próximo ano) para a Bear Week Sitges, com festas na piscina, eventos na praia, festas temáticas, bailes e o concurso Mr. Bear Sitges.
São Francisco (EUA)
Um dos destinos queer mais famosos do mundo, São Francisco celebra seu Orgulho LGBTQIA+ em 27 de junho de 2026, com diversos palcos, espaços comunitários e apresentações musicais, além da sempre popular feira de artesanato. Também importantes para muitos são a Marcha Trans e a Marcha das Lésbicas, ambas em 26 de junho. Além disso, a cidade oferece outros eventos de interesse para a comunidade LGBTQIA+, incluindo o Frameline50, o 50º aniversário do Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ de São Francisco, de 17 a 27 de junho de 2026.
San Juan (Porto Rico)
Talvez o destino mais acolhedor para a comunidade LGBTQ+ no Caribe, a capital de Porto Rico sediará seu festival do Orgulho em 21 de junho de 2026, com início na popular área de Condado. Além disso, a Fundação True Self organiza anualmente a corrida All Out 5k no final de junho, seguida de uma festa e um desfile de moda com estilistas LGBTQ+.
Lima (Peru)
Esta joia da América Latina está no radar de muitas pessoas LGBTQIA+ por sua cena gastronômica e oportunidades culturais. E sua Parada do Orgulho anual é mais uma combinação de celebração e protesto, já que o Peru ainda é uma cultura conservadora — embora existam leis antidiscriminação e o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja legal no país. As Paradas do Orgulho começaram no país apenas em 2002, mas no ano passado, cerca de 50 mil participantes compareceram às festividades, mostrando o quanto a aceitação avançou nesta região.
Taiwan
Taiwan sediará os Jogos do Orgulho Asiático de Kaohsiung de 2026, o maior evento multiesportivo LGBTQIA+ da Ásia, que acontecerá em Kaohsiung, na costa sudoeste de Taiwan. Kaohsiung é frequentemente chamada de "segunda cidade" de Taiwan e representa o contraponto a Taipei. Os Jogos do Orgulho incluirão uma ampla gama de esportes, como vôlei, tênis, natação, boliche e basquete.
Outro ótimo motivo para visitar este país asiático é o Taiwan LGBT+ Pride, que acontece no final de outubro de cada ano em Taipei. Pioneira na região, Taiwan legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2019.
Bangkok (Tailândia)
A Tailândia é um destino popular para a comunidade LGBTQIA+ há muito tempo, e o país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção em 2025. A aceitação social de pessoas LGBTQIA+ é alta no país há muitos anos, e a ideia de um terceiro gênero (ladyboys ou kathoeys) faz parte da cultura tailandesa há muito tempo. Bangkok, a capital, celebra o Orgulho LGBTQIA+ em junho e outro grande evento LGBTQIA+, a White Party Bangkok, está previsto para o final de dezembro de 2026.
Chicago (EUA)

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Chicago, agendada para 20 e 21 de junho de 2026, é a maior do Meio-Oeste, mas apenas um dos eventos LGBTQIA+ de Chicago em 2026. A cidade sedia o popular Northalsted Market Days em Boystown, de 8 a 9 de agosto; a Parada do Orgulho Negro, de 2 a 5 de julho; o Reeling Film Festival, em setembro; e a conferência e concurso International Mr. Leather, de 21 a 25 de maio.
Los Angeles (EUA)
Dois anos antes de Los Angeles sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2028, a cidade receberá oito partidas da Copa do Mundo de 2026 como prelúdio. Entre os jogos, estará a partida de abertura da Seleção Masculina dos EUA em 12 de junho de 2026, que certamente atrairá muitos fãs. Os grandes eventos LGBT de 2026 incluem o LA Queer Weekender (com salsa e bachat) de 20 a 21 de março, o WeHo Pride de 5 a 7 de junho e o L.A. Pride em 14 de junho.
Viena (Áustria)
O programa Eurovision não é um evento televisivo voltado para o público LGBTQIA+, mas é adorado pela comunidade há anos — afinal, sem o Eurovision, nunca haveria o ABBA. E, em 2026, o país anfitrião do evento é a Áustria, com as semifinais agendadas para Viena nos dias 12 e 14 de maio e a final no dia 16 de maio.
Cidade do México (México)
A Cidade do México oferece uma combinação de museus, cultura, história, excelentes restaurantes, festas underground, saunas e clubes, além de shows de drag queens. A Zona Rosa é o centro da atividade queer na cidade e onde acontece a Parada do Orgulho LGBTQIA+ em junho. Outro evento anual popular é o Festival de Cinema Queer Mix, também realizado em junho.
África do Sul
A Cidade do Cabo está se preparando para sediar o World Pride 2028, mas o país ainda tem muitos eventos programados para 2026: o Cape Town International Jazz Fest (27 e 28 de março); o Pink Loerie Arts Festival, um evento LGBTQIA+ em Knysna (30 de abril a 3 de maio); o Stellenbosch Wine Festival (geralmente no início de agosto); o Cape Town Pride e o Mardi Gras (5 de fevereiro a 1º de março); e o Johannesburg Pride (outubro).
Montreal (Canadá)
A cidade possui um bairro gay vibrante chamado The Village, com inúmeros clubes, restaurantes, lojas, boutiques e até mesmo casas noturnas com strip-tease. Além da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em julho/agosto, muitos viajantes LGBTQIA+ adoram vir para o Montreal Mix, um evento de dança country queer que acontecerá de 1 a 5 de julho de 2026. Há também o popular Sugarbear Weekend, planejado para 8 a 12 de abril de 2026.
Santa Lúcia
Santa Lúcia legalizou a atividade homossexual entre homens a partir de julho de 2025, graças a uma decisão de seu tribunal superior. Os viajantes LGBTQ+ que visitam a ilha podem desfrutar dos famosos banhos de lama das fontes termais de enxofre, dos icônicos Pitons, das praias e das florestas tropicais.
Manchester (Reino Unido)
A comunidade queer de Manchester está se recuperando da falência da antiga organização do Orgulho LGBTQIA+, e agora as coisas se encaminham para um evento mais liderado pela comunidade em 2026, de 28 a 31 de agosto, planejado especificamente para um feriado prolongado na cidade. Elementos populares, incluindo a Gay Village Party, devem retornar. E, entrando em sua terceira década, o Sparkle Weekend, de 26 a 28 de junho de 2026, celebra a comunidade trans, não-binária e de gênero diverso — bem como seus amigos, familiares, parceiros e aliados.
Maiorca (Espanha)

Em agosto, a ilha estará na sombra da totalidade durante o grande eclipse solar total de 2026. Os visitantes da ilha que observarem o fenômeno da capital litorânea, Palma de Maiorca, verão cerca de 90 segundos de escuridão pouco antes do pôr do sol, se as nuvens baixas não atrapalharem o espetáculo.
Dallas (EUA)
Dallas possui muitos bairros que valem a pena explorar para viajantes LGBTQIA+. O bairro gay de Oak Lawn oferece inúmeras opções de casas noturnas, como Round Up, Mister Mister, JR’s Bar and Grill, o bar lésbico Sue Ellen’s Dallas, Lava Lounge, Havana e The Rose Room. Ou experimente Deep Ellum, perto do centro, com seus restaurantes e a famosa “Margarita Mile” da cidade. O Bishop Arts District abriga boutiques, lojas de roupas vintage e feiras de artesanato.
Nova York (EUA)
Uma das melhores maneiras de viajantes LGBTQIA+ encontrarem uma comunidade é no teatro. Por isso, Nova York é sempre uma opção para quem busca apoiar as artes musicais e as apresentações ao vivo. Em 2026, veremos musicais novos ou reprisados, incluindo The Rocky Horror Picture Show, Beaches, Death of a Salesman, Fallen Angels, Dreamgirls e Dolly: A True Original Musical.
Nova Orleans (EUA)
Embora o Mardi Gras (17 de fevereiro) e o NOLA Pride (junho) sejam grandes atrativos para viajantes LGBTQ+ na Cidade Crescente, há muito mais para se ver ao longo do ano. O NOLA Jazz & Heritage Festival (final de abril) é imperdível, com apresentações de artistas renomados em mais de uma dúzia de palcos. O Southern Decadence, geralmente realizado por volta do Dia do Trabalho (nos EUA), é um longo fim de semana queer de muita diversão.
Atlanta (EUA)
Esta capital do sul, que sediou a Global Black Pride em 2024, é um destino popular para pessoas LGBTQIA+ negras e pardas. A 20ª edição da Atlanta Black Pride, organizada pela Pure Heat Community Foundation, acontecerá de 2 a 7 de setembro de 2026, com um festival para jovens, desfile, festas, shows, premiações e eventos de serviço comunitário.