Marcos Martins   |   21/12/2018 17:51

AGU recorre a favor das negociações entre Boeing e Embraer

Acordo entre as duas empresas enfrenta problemas para a sua concretização e a Advocacia-Geral da União recorreu contra a suspensão dos negócios


Divulgação
Negociação entre as empresas segue enfrentando obstáculos
Negociação entre as empresas segue enfrentando obstáculos
A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a derrubada da liminar que suspende as negociações entre a brasileira Embraer e a norte-americana Boeing. De acordo com informações da Agência Brasil, a liminar foi concedida na última quarta-feira (19) pelo juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível de São Paulo. É a segunda vez que a negociação entre as empresas é suspensa pela Justiça.

A AGU argumenta que a manutenção da liminar poderia gerar lesão à ordem público-administrativa e à economia pública. Também afirma que a suspensão das negociações agride o princípio constitucional da livre iniciativa, pois se trata de negociação entre duas empresas privadas. O pedido de suspensão da liminar foi feito junto ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). No entendimento da AGU, a suspensão das negociações viola o princípio da separação dos Poderes.

Em nota, a AGU disse que a decisão “afeta a capacidade da União de analisar a operação e decidir se exercerá ou não o poder de veto que tem em razão de ser detentora da 'ação de ouro' [golden share] da companhia brasileira –, opção que, lembra a Advocacia-Geral, é eminentemente político-administrativa, e não judicial.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Colaboração para o Portal PANROTAS

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!