Movida

Filip Calixto   |   29/04/2019 18:43

Líderes do Turismo no Mercosul reúnem-se na Argentina

Seis países foram representados na XXII Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul.

Roberto Castro/MTur
Seis países foram representados no encontro realizado na Argentina
Seis países foram representados no encontro realizado na Argentina
A cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, recebeu, no final da última semana, líderes do Turismo de seis países da América do Sul na 22ª Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul. Participaram do encontro representantes de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. No centro das conversações assuntos como promoção conjunta em mercados distantes, estímulo ao fluxo de visitantes estrangeiros e aprimoramento da conectividade regional.

O evento serviu também como ocasião para pactuar o compromisso dos países presentes com a formulação de uma estratégia de divulgação de atrativos, com oferta de roteiros integrados e o envolvimento dos setores público e privado. Também foram acertadas ações voltadas à facilitação do trânsito de viajantes, a partir de políticas fronteiriças coordenadas, além do planejamento de uma rede aérea e fluvial que potencialize o aproveitamento de destinos turísticos.

Responsável por representar o Brasil, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o empenho brasileiro por avanços. "O Turismo no Brasil agora está entre as prioridades, no centro da agenda econômica. E queremos integração, por exemplo, na conectividade aérea. A meta é trabalhar essa cooperação de forma inteligente, para que a gente consiga, sobretudo, trazer viajantes mais distantes para fazer rotas integradas", afirmou.

O ministro falou ainda sobre outros dois assuntos. O primeiro deles foi o Turismo náutico, área onde o ministério estuda a integração de rotas marítimas e fluviais. E o segundo foi um plano de financiamento de infraestruturas destinadas à consolidação do Caminho das Missões Jesuíticas, roteiro religioso que une vários países do Mercosul e já é considerado um dos principais produtos turísticos do bloco econômico.

Na reunião, os ministros também firmaram apoio à candidatura conjunta de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai como sede da Copa do Mundo de 2030, como forma de incrementar o Turismo e a economia macrorregional.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias