Marcos Martins   |   09/10/2019 16:59

Confiança do empresário cresce novamente em outubro

Informações do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, da CNC, revelam que os números também são os melhores desde maio deste ano


Confira abaixo dados da CNC
Confira abaixo dados da CNC
A confiança do empresário do comércio apresentou nova alta em outubro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com 121,4 pontos, o resultado é 12,7% superior ao mesmo mês de 2018 e 0,1% maior do que o aferido em setembro de 2019. Os números também são os melhores desde maio deste ano.

Na comparação anual, todos os subíndices obtiveram crescimento significativo. A satisfação quanto às condições correntes foi um dos destaques. Mesmo permanecendo no patamar mais baixo entre os subíndices (96,4 pontos), o item apresentou aumento em ambas as bases comparativas: mensal (0,3%) e anual (23,2%). Especificamente em relação às condições atuais da economia, o crescimento frente a 2018 foi significativo: 36,6%. A variação mensal também foi positiva (0,1%). O indicador alcançou 86,9 pontos e, apesar de ter continuado abaixo de 100, terminou o mês com o maior desde maio.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, tais resultados evidenciam que as condições atuais estão melhores em relação ao último ano. “Os indicadores que medem a atividade econômica, principalmente dos setores ligados ao consumo, estão melhorando, e isso se reflete na percepção mais otimista dos empresários do comércio, que se mostraram também mais dispostos a contratar e investir”, aponta Tadros.

O indicador referente às expectativas permaneceu no maior patamar dentre os subíndices, com 161,4 pontos, mesmo apresentando queda mensal de 0,4% em outubro. Em comparação com o mesmo mês de 2019, contudo, houve alta de 8,8%.

INVESTIMENTO E CONTRATAÇÃO
As intenções de investimento apresentaram variação positiva de 0,5%, representando a maior alta mensal entre os subíndices no mês e alcançando 106,4 pontos. Este é o maior nível desde dezembro de 2014. Em relação a outubro de 2018, houve aumento de 10,2%, refletindo a percepção de um ambiente melhor para os investimentos.

Entre os indicadores, destaque para a intenção de contratação de funcionários, que alcançou 131 pontos, o melhor resultado desde janeiro de 2019 e o maior patamar para um mês de outubro desde 2013. O crescimento mensal foi de 0,2%, já descontando os efeitos das contratações temporárias de fim de ano. Na comparação anual, a perspectiva de contração foi 11,4% maior em outubro de 2019. Estima-se que 75% dos empresários do comércio pretendem aumentar o quadro de funcionários em outubro deste ano, ante 64,4% no ano anterior.

O item de intenções de investimento na empresa apresentou a maior variação positiva do subíndice em outubro, tanto em relação a setembro (1,3%) quanto em relação a outubro de 2018 (12,1%). Apesar do indicador se situar abaixo de 100, registrando 96 pontos, Marianne Hanson, economista da CNC, chama atenção para o aumento percentual de empresários dispostos a investir mais: 47,9% em outubro de 2019, contra 40,8% no mesmo período de 2018. “As condições macroeconômicas mais favoráveis e a melhora nas expectativas em relação à economia e ao setor ajudam a explicar esse resultado”, afirma a economista.

Tópicos relacionados