Juliana Monaco   |   28/10/2019 13:44
Atualizada em 28/10/2019 13:47

EUA banem voos para todas as cidades de Cuba, exceto Havana

O governo de Trump baniu os voos dos Estados Unidos para todas as cidades de Cuba, exceto para a capital Havana, com o intuito de limitar a atuação do país.


Unsplash/Alexander Kunze
Outro motivo declarado para a mudança é impedir o Turismo em Cuba, que é proibido pela lei dos EUA
Outro motivo declarado para a mudança é impedir o Turismo em Cuba, que é proibido pela lei dos EUA
O governo de Trump baniu os voos dos Estados Unidos para todas as cidades de Cuba, exceto para a capital Havana. Os defensores disseram que a proibição limita a capacidade do governo cubano de reprimir seus cidadãos e apoiar o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Já os opositores defendem que a iniciativa dificulta a ida de cubano-americanos a regiões fora da capital para visitarem suas famílias, sem causar impacto significativo no governo de Cuba.

O Departamento do Estado afirmou que os voos da JetBlue para Santa Clara, na região central de Cuba, serão proibidos a partir de dezembro. Os voos da American Airlines para Camaguey, Holguín e Santa Clara também serão banidos. Já os voos para Havana permanecerão com operações regulares. Ambas as companhias emitiram breves declarações dizendo que cumprirão a decisão.

Outro motivo declarado para a mudança é impedir o turismo em Cuba, que é proibido pela lei dos EUA. Ainda não há dados de quantas pessoas com esse propósito serão afetadas. Os voos fretados para destinos fora de Havana não serão impactados com a medida, mas esses tendem a ser mais caros e menos convenientes.

“Essa ação impedirá que o governo de Castro continue lucrando com os voos dos Estados Unidos e use as receitas para reprimir o povo cubano”, afirmou o secretário do Estado, Mike Pompeo. Raul Castro deixou o cargo de presidente no ano passado, mas continua sendo o chefe do Partido Comunista, a mais alta autoridade do país.

Entre as demais medidas do atual governo estadunidense estão a proibição de navios de cruzeiros dos EUA para Cuba, a sanção do transporte de petróleo da Venezuela para Cuba e a permissão de ações judiciais contra empresas estrangeiras que lucram com o uso de propriedades confiscadas por norte-americanos ou cubanos que obtiveram a cidadania americana. As ações contribuíram para a escassez da moeda cubana, mas ainda não há indicação de que a política de Trump tenha o efeito desejado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!