Danilo Teixeira Alves   |   14/04/2020 14:47   |   Atualizada em 14/04/2020 14:54

Brasileiros precisam preencher formulário para retornar ao País

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores já foram mais de 12,5 mil pessoas repatriadas

A Anac informou que, a partir de hoje (14), o Formulário de Assistência Consular é a entrada única para o registro dos brasileiros que estão no Exterior e precisam de auxílio para retornar. Além de entrar em contato com o serviço consular local, o passageiro deve acessar o Formulário de Assistência Consular.

Nas últimas semanas, observou-se um rápido avanço de restrições em âmbito global, que incluem desde a proibição de entrada de estrangeiros no País, até o fechamento completo do espaço aéreo (lockdown), proibindo a operação de qualquer voo comercial. A suspensão de mais de 95% da malha aérea internacional indica que o transporte por empresas de linha aérea comercial deixou de ser capaz de atender a demanda de passageiros retidos no Exterior, o que tem levado o Ministério das Relações Exteriores a organizar voos fretados.

Danilo Teixeira Alves

Sabendo da possibilidade de restrição total, foi iniciado pela Anac um diagnóstico rápido para identificar onde estavam os passageiros de cada empresa aérea e realizar um esforço conjunto para a vinda dos voos de repatriação. Entre os dias 22 de março e 13 de abril foram feitas quase 17 mil inscrições pelo formulário da Agência.

A partir do tratamento dessa base de dados, a Anac atuou com as empresas para que buscassem colocar voos extras nos locais com maior estoque de passageiros, além de interagir com as autoridades de outros países e apoiar a adoção de outras práticas pelas empresas aéreas, como o endosso e voos coordenados. Segundo dados do MRE, até o momento já foram mais de 12,5 mil pessoas repatriadas.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias