Vinicius Novaes   |   09/04/2020 14:26 Atualizada em 09/04/2020 16:24

BNDES deve liberar linha de crédito na próxima semana

Afirmação foi feita durante a segunda live do Check Point, um projeto da PANROTAS, Imaginadora e R1

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, William França, afirmou que o governo deverá liberar uma nova linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o trade na próxima semana. A afirmação foi feita durante a segunda live do Check Point, um projeto da PANROTAS com a Imaginadora, com apoio da R1, realizado nesta quinta-feira (9), nas redes sociais da PANROTAS.

“Por conta da crise, muitas empresas – pequenas, médias e grandes – tiveram os seus créditos cessados pelos bancos. Por isso, na próxima semana, deveremos anunciar uma linha de crédito com o BNDES que vai alimentar as companhias cadastradas no Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e no Cadastur”, afirmou.

Roberto Castro/MTUR
William França, do MTur
William França, do MTur
França também comentou sobre a MP 948, assinada nesta quarta (8) pelo presidente Jair Bolsonaro, que dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de Turismo e Cultura em razão do estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus que assola o mundo.

“Essa medida provisória veio para atender as empresas que não têm fluxo de caixa. Por isso, nós criamos uma regra para que ela possa transitar por esse período de crise”, disse. “Todo mundo que fez um tipo de contrato vai poder ser atendido nessa medida provisória”, garantiu.

A MP 948 tem validade de 90 dias, a contar da data da assinatura – 8 de abril. “Consumidores que querem ter uma negociação sobre aquilo que compraram terão condições de conversar com as empresas, que tem que iniciar a negociação nesse período”, afirmou.

Além do secretário do Ministério do Turismo, também participaram da live a presidente da Resorts Brasil, Ana Biselli, o presidente da Copastur, Edmar Bull, a CEO da Imaginadora, Ana Donato, o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas. O encontro foi mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Tópicos relacionados