Juliana Monaco   |   10/06/2020 17:11

Fundo do Pronampe é liberado para conceder crédito

Cerca de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas poderão participar do Pronampe.


Cerca de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas poderão participar do Pronampe
Cerca de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas poderão participar do Pronampe
Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Economia anunciou que o aporte de recursos do Tesouro Nacional no valor de R$ 15,9 bilhões já está liberado para viabilizar o acesso a crédito para as micro e pequenas empresas. Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) vai garantir 100% de cada operação até o limite de 85% da carteira, o que implica risco praticamente zero para as instituições financeiras.

"Inicialmente nossa preocupação foi com a saúde da população, com a preservação dos empregos e com o apoio aos mais vulneráveis com a concessão do crédito emergencial. A partir de agora, damos um passo importante para viabilizar o crédito para as micro e pequenas empresas que precisam de capital de giro para retornar às atividades", explicou Costa.

Cerca de 12 instituições financeiras, incluindo três bancos, cooperativas de crédito e fintechs, já estão em fase de habilitação para disponibilizar crédito aos negócios. Para ter acesso ao crédito com aval do Pronampe, os empresários deverão receber um comunicado expedido pela Receita Federal até a próxima segunda-feira (15). Ao todo, 4,5 milhões de micro e pequenas empresas que estão em dia com suas obrigações tributárias poderão participar do programa.

Tópicos relacionados