Vinicius Novaes   |   24/08/2020 12:32

Inscrição para Desafio de Turismo termina na próxima semana

Desafio busca soluções para a retomada do Turismo brasileiro

Os interessados em participar do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo têm até o próximo dia 2 de setembro para fazer a inscrição. A competição é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em Turismo - e a Organização Mundial do Turismo (OMT). (Inscreva-seaqui)

O desafio busca soluções para a retomada do Turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia quanto a desafios gerais do Turismo brasileiro. As melhores propostas brasileiras serão classificadas para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, a copa do mundo do setor, promovido pela OMT em parceria com o Wakalua.

Os vencedores disputam uma viagem a Madri para um programa de treinamento e participação na FITUR 2021, a maior feira de Turismo do mundo. Além disso, a categoria Desafio SP oferece prêmios adicionais, incluindo três ajudas de custo de R$ 5 mil para a implementação de soluções, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo é parte de uma colaboração entre MTur e Wakalua para estimular a inovação em Turismo no Brasil, melhorando a competitividade do setor. Desde janeiro, foram realizados um mapeamento do ecossistema e uma proposta de estratégia plurianual para a área, que será submetida a consulta do setor.

Roberto Castro/MTur
Marcelo Álvaro Antônio
Marcelo Álvaro Antônio
“As soluções tecnológicas e de inovação serão essenciais para ajudar o setor na retomada pós-pandemia e irão se somar às ações já desenvolvidas pelo governo federal”, disse o ministro Marcelo Álvaro Antônio

CATEGORIAS
As startups podem se inscrever em duas categorias: Reativar o Turismo, com foco em soluções de aplicabilidade imediata para reativação do setor com segurança e saúde, e Construir o Turismo do Futuro, voltada a projetos de impacto prolongado para a transformação digital e o desenvolvimento sustentável. As propostas podem ser relacionadas com qualquer ponto da cadeia de valor do Turismo, sejam visitantes, empresas, setor público ou comunidades.

Na categoria Reativar o Turismo, serão avaliados projetos relacionados com segurança, saúde e bem-estar; promoção do Turismo interno e de nicho (ecoTurismo, enoTurismo, Turismo gastronômico, Turismo de aventura etc), Turismo social, cancelamentos e trocas, inserção digital de pequenos estabelecimentos, prestadores de serviços e comunidades e adequação de experiências.

Na categoria Construir o Turismo do Futuro, as propostas devem estar relacionados com gestão e operação inteligente, destinos inteligentes, experiência do turista, vistos e controles migratórios ou sustentabilidade e economia circular.

A avaliação dos projetos caberá a líderes do Turismo e da inovação no País, e a seleção final vai ser anunciada no final do mês de setembro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS