Vinicius Novaes   |   30/11/2020 13:02   |   Atualizada em 30/11/2020 14:38

São Paulo volta à fase amarela para conter a covid-19

Nesta fase, salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques podem continuar, mas com restrições


Governo Estado de São Paulo
Anúncio foi feito pelo governador João Doria
Anúncio foi feito pelo governador João Doria

Todo o Estado de São Paulo vai retornar à fase amarela do Plano SP, o que representa um endurecimento nas medidas para conter a pandemia de covid-19. Até então, seis das 17 regiões do Estado se encontravam na fase verde do Plano SP, e o restante já estava na amarela, que é a faixa onde todas as regiões estão novamente. O anúncio foi feito pelo governador João Doria em coletiva nesta segunda-feira (30). "Essa medida não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. A fase amarela não fecha as atividades econômicas, mas é uma medida eficaz para tentar conter a pandemia", disse.

O Plano São Paulo é uma estratégia para retomada econômica durante a pandemia do novo coronavírus e é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição, com fechamento de atividades não essenciais (Vermelho), a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O Plano São Paulo também é regionalizado. O Estado foi dividido em 17 regiões e cada uma delas é classificada em uma fase.

Atualmente, seis dessas 17 regiões do Estado estão na fase verde do Plano SP e vão voltar para a faixa amarela. Considerando os atuais critérios do governo, na fase amarela salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais (com público sentado) podem continuar abertos, mas com restrições.

Esses estabelecimentos comerciais, incluindo comércio de rua, shoppings centers, academias e prestadores de serviço poderão funcionar por 10 horas (na fase verde, eram 12 horas).

A próxima atualização do Plano SP está prevista para 4 de janeiro.

O QUE MUDA
- A capacidade de shopping centers passa de 60% para 40% e o horário de funcionamento é reduzido de 12 para 10 horas por dia;

- Academias terão capacidade reduzida de 60% para 30% e o horário será reduzido de 12 para 10 horas (aulas em grupo serão suspensas);

- Convenções, eventos e atividades culturais com público em pé são proibidos na fase amarela, e a capacidade máxima cai de 60% para 40%;

- Consumo local em restaurantes e bares só serão permitidas ao ar livre ou em áreas consideradas arejadas. A ocupação máxima desses estabelecimentos passa de 60% a 40% e o horário fica restrito a 10 horas por dia.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias