Rodrigo Vieira   |   09/12/2020 19:06   |   Atualizada em 10/12/2020 11:20

Abracorp se opõe à demissão do ministro do Turismo

Abracorp e Abav Nacional elogiam a gestão de Marcelo Álvaro Antônio


Roberto Castro/MTur
Marcelo Álvaro Antônio
Marcelo Álvaro Antônio
Uma das principais principais entidades do Turismo no Brasil, que inclusive esteve lado a lado do então ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio pleiteando ações para amenizar os efeitos da pior crise enfrentada pela indústria, a Abracorp está desapontada com a demissão do líder da pasta.

O presidente do Conselho da associação, Carlos Prado, lamenta uma notícia deste impacto logo agora, quando os primeiros sinais de retomada começam a surgir. E tanto Prado quanto a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, acreditam que Álvaro Antônio teve importante papel não só na condução da crise provocada pela covid-19, mas como também em outras medidas ainda pré-crise.

Emerson Souza
Carlos Prado, presidente do Conselho da Abracorp e fundador do Movimento Supera Turismo
Carlos Prado, presidente do Conselho da Abracorp e fundador do Movimento Supera Turismo
"O apoio dele foi fundamental para que, durante a pandemia, ajustássemos a casa e continuássemos com nossa vida, para as agência de viagens, para a aviação, para a hotelaria, para o Turismo receptivo... na verdade todo o ecossistema se fez valer de ações da gestão de Álvaro Antônio. Ele trabalhou bastante conosco, com as entidades, em questões vitais como as Medidas Provisórias do Crédito, do Trabalho, no convencimento do consumidor para não cancelar e sim adiar as viagens", avalia Prado, que apesar de falar pela Abracorp e como empresário do setor, também é fundador do Movimento Supera Turismo, que reúne 27 das principais entidades em todas as esferas da indústria.

"É uma pena", continua Carlos Prado. "No momento em que pouca coisa daria para ser feita durante a crise, ele conseguiu o que podia, como o selo Turismo Responsável, a dobradinha com o Supera Turismo na criação do Guia do Viajante Responsável e a própria proximidade com o trade. Ele nos deu ouvido quando precisamos."

Emerson Souza
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Prado também cita a liberação de entrada sem visto para turistas de países-chaves como Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália como uma medida positiva, esta pré-pandemia.

ABAV NACIONAL ELOGIA O TRABALHO DO MINISTRO
"Prestamos nossas homenagens ao excelente trabalho conduzido pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, pelo apoio e interlocução em pleitos importantes para o setor durante a sua gestão, em especial na condução de ações e medidas do plano emergencial em curso para o enfrentamento da crise motivada pela pandemia", diz a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.

E O PRÓXIMO MINISTRO?
Sobre a nomeação do substituto de Álvaro Antônio, Prado comenta que o País precisa de um ministro tão bom ou melhor do que o anterior. Ele teme que uma nomeação política possa atrasar necessidades tão urgentes.

"Embora Álvaro Antônio tenha chegado como uma pessoa desconhecida, sem um passado efetivo no Turismo, a força de vontade e a atenção ao trade superaram falta de conhecimento técnico", afirma o presidente da Abracorp.

"Esperamos que de fato assuma um ministro preparado ou que tenha a mesma garra do anterior, com vontade de fazer a coisa caminhar. O setor precisa. Não é egoísmo e nem arrogância, mas porque o Brasil, com todos seus recursos naturais e hospitalidade, merece. Nossa economia merece. Precisamos ajustar a régua: é do nível do Marcelo Álvaro para cima. Fica nosso pedido ao governo federal para que leve em conta a capacidade do postulante à pasta do Turismo e da cultura. Que seja uma pessoa competente. Se o Brasil quer uma nova gestão, se os dirigentes querem de fato algo melhor para o Brasil, precisamos de alguém preparado. O Turismo precisa de alguém que contribua, de fato, com conhecimento e bagagem. Se isso não for possível, que tenha bagagem e gestão."

MINISTRO SE DESPEDE

Nesta quinta (10), via Twitter, Marcelo Álvaro Antônio agradeceu ao presidente e fez um balanço de sua gestão.*Atualizada às 11h00

Tópicos relacionados