Juliana Monaco   |   13/01/2021 15:41

WTTC lança diretrizes de saúde mental para empresas do setor

O WTTC lançou diretrizes para apoiar a saúde mental de colaboradores das empresas da indústria


Reprodução / Pixabay
O investimente em saúde mental promove bons negócios e maior lucratividade
O investimente em saúde mental promove bons negócios e maior lucratividade
Com base nas diretrizes de diversidade e inclusão, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou novas recomendações para apoiar a saúde mental de funcionários das empresas do setor. O cuidado com o bem-estar mental ajudará as empresas a se prepararem para o período de recuperação da crise e garantirá que o setor volte mais forte do que antes.

As novas diretrizes são divididas em quatro pilares: desenvolvimento de um sistema de apoio, criação de espaços seguros, apoio a um sistema ágil e exemplo de apoio para uma boa saúde mental.

O WTTC também divulgou alguns exemplos para as empresas promoverem o bem-estar mental de seus funcionários, como o fornecimento de suporte apropriado dentro da estrutura organizacional; a elaboração de políticas que ofereçam licenças equivalentes para saúde mental e física; o desenvolvimento de feedbacks que permitam aos funcionários compartilhar se os sistemas atuais estão funcionando bem; o fomento a um ambiente que respeite o valor do bem-estar em todos os níveis da organização; e o envolvimento com organizações para compartilhar as melhores práticas e a conscientização sobre saúde mental.

As diretrizes chegam em um momento em que a saúde mental não poderia ser mais importante. Com lockdowns, perdas de empregos e incertezas cada mais maiores, é crucial que o apoio à saúde mental tenha espaço nas discussões sobre recuperação. Uma recente pesquisa do Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD) mostrou que 95% das pessoas sentem que a saúde mental afeta seu desempenho no trabalho, enquanto 85% dizem que é difícil se concentrar quando não estão com uma boa saúde mental.

"O WTTC se orgulha de lançar essas diretrizes de alto nível com foco no bem-estar mental, que ajudarão as empresas de todos os tipos e seus colaboradores. O setor emprega pessoas de todas as origens socioeconômicas, independentemente de idade, gênero ou etnia, sendo quase 50% delas mulheres e até 30% jovens. Depois de quase um ano inteiro de insegurança e adversidades decorrentes da pandemia de covid-19, o momento não poderia ser mais adequado para investir no bem-estar mental do setor. Além disso, por natureza, a indústria de Viagens e Turismo é aquela que traz alegria para as pessoas em todas as esferas da vida, portanto faz todo o sentido que o setor reflita esses valores também no ambiente de trabalho", disse a presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara.

Tópicos relacionados