Vinicius Novaes   |   12/02/2021 12:07
Atualizada em 12/02/2021 12:17

MTur quer impulsionar Turismo na região da Amazônia

Entre as propostas, está a estruturação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca

O Ministério do Turismo apresentou nesta semana um projeto de estruturação da região turística do Baixo Tapajós, localizada no Pará. A proposta é que sejam realizadas ações para a atração de investimentos, parcerias e concessões à iniciativa privada de alguns atrativos da rota para impulsionar o turismo local e ser a porta de entrada do turismo na Amazônia.

Além de Alter do Chão, o território possui outros atrativos, tais como a Floresta Encantada, Belterra - que se prepara para ganhar o primeiro Museu de Ciências da Amazônia (MuCA) - e a Vila Americana, um dos mais importantes pontos para o turismo de experiência no Brasil.

“O local conta com uma combinação única entre atrativos: sol, praia, ecologia, gastronomia, cultura, esporte e bioeconomia para a atração de turistas estrangeiros e nacionais. Apresentamos este projeto para que cada um veja como pode contribuir respectivamente com a sua área de atuação”, disse o secretário Secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza.

Erasmo Salomão/MTur/ Divulgação
Entre as propostas, está a estruturação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, para que possa receber voos internacionais; verificar a possibilidade de instalação de um terminal de cruzeiros marítimos; e melhorar os acessos entre os atrativos e a conexão com a internet. Além disso, a Pasta intenciona realizar o mapeamento do mercado turístico, fomentar o desenvolvimento da Vila Americana e buscar investidores para a região.

A expectativa é de que, em breve, uma equipe do governo Bolsonaro realize uma nova visita técnica ao local.
O desenvolvimento do projeto conta também com ações realizadas pelo MuCA para inclusão de crianças e jovens moradores da região através de atividades de fomento à educação empreendedora na bioeconomia por meio do Turismo, Cadeias Produtivas e da Ciência.

Além do Turismo e Cultura (Iphan e Ibram), o projeto envolverá outros órgãos federais, como os Ministérios da Infraestrutura, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e o da Mulher, Família e Direitos Humanos e o BNDES. Ao todo, o Estado do Pará atrai cerca de um milhão de turistas por ano, que movimentam cerca de R$ 720 milhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS