Rodrigo Vieira   |   16/04/2021 16:03

G20+ se reúne com Fernando Collor para pleitear medidas

Objetivo é no final do processo encaminhar um relatório para o presidente da República


Divulgação
Reunião com Fernando Collor foi intermediada por Manoel Linhares (ABIH)
Reunião com Fernando Collor foi intermediada por Manoel Linhares (ABIH)

O grupo formado por entidades do Turismo G20+ realizou um encontro com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Fernando Collor, ontem (15 de abril). Na reunião foram discutidas medidas para a retomada das atividades turísticas, ocasião na qual Collor se colocou à disposição para ajudar o setor, encaminhando os pleitos junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e ao presidente Jair Bolsonaro.

"Sugerimos ao senador a realização de um ciclo de audiências públicas ao longo de 2021 para tratar dos gargalos e problemas do turismo nacional a nível federal. O objetivo é no final do processo encaminhar um relatório para o presidente da República para que sejam tomadas providências, através da elaboração de projetos de leis e outras medidas para resolver os problemas da cadeia econômica do turismo”, afirmou o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, que intermediou o encontro.

Linhares ainda afirmou que, quando Collor foi presidente da República, o atual senador foi responsável pela regulamentação do Turismo no País. "Foi no seu governo que aconteceu a promulgação do decreto 448/92, que estabelecia a Política Nacional do Turismo, a criação do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), além do investimento na abertura do Brasil para o mundo, onde se destaca o acordo do Mercosul”, apontou Linhares.

Para o presidente da ABIH Nacional, uma das medidas mais importantes para hotelaria brasileira conseguir diminuir as dificuldades causadas pela pandemia, seria a reedição da MP 936 - que permite que as empresas reduzam os salários e jornadas dos funcionários ou suspendam seus contratos temporariamente - expirou em dezembro de 2020. “Segundo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes, é preciso aprovar o Projeto de Lei 2 do orçamento no Congresso para que o tema chegue para o poder executivo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nos confirmou que colocará a reedição da MP 936 para votação na próxima terça-feira, dia 20. Sua aprovação ainda em abril seria um grande alívio para os hotéis de todo o país”, concluiu o presidente da ABIH Nacional.

Tópicos relacionados