Beatriz Contelli   |   22/12/2021 12:06   |   Atualizada em 22/12/2021 12:23

MTur destinará R$ 4 milhões em verbas para pesquisas acadêmicas

A emenda, que trata das pesquisas junto às instituições de ensino em Turismo, foi aprovada para 2022


Pixabay/StartupStockPhotos
A emenda, que trata das pesquisas junto às instituições de ensino em Turismo, foi aprovada no orçamento para 2022
A emenda, que trata das pesquisas junto às instituições de ensino em Turismo, foi aprovada no orçamento para 2022
A emenda orçamentária apresentada pelos deputados Otavio Leite (RJ) e Bacelar (BA) destinando R$ 4 milhões para o Ministério do Turismo aplicar, especificamente, em pesquisas junto às instituições de ensino em Turismo no País, foi aprovada no orçamento federal para 2022. Trata-se de uma iniciativa que pretende fortalecer e estimular o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre o setor.

A proposta prevê que o Ministério do Turismo firme parceria com instituições públicas ou privadas de ensino médio, de graduação e pós-graduação, como é o caso da Anptur - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.

Para o deputado Otavio Leite, "o Brasil tem incontáveis potenciais turísticos, muitas vezes é preciso estudá-los cientificamente para seu melhor aproveitamento de mercado. Quanto mais nos aprofundamos nestes temas, mais fundamentos para a formulação de políticas públicas mais eficientes. Nos países mais desenvolvidos em Turismo a presença da academia é uma realidade na qual devemos nos inspirar. Hoje temos 300 brasileiros em fase de mestrado e outros 200 em fase de doutorado. Podemos ter muito mais. Essa verba há de ser muito útil".

O presidente da Anptur, Alexandre Panosso Netto (USP), afirmou que "essa iniciativa do deputado Otavio Leite é de fundamental importância para fomentar a alta pesquisa científica em Turismo no Brasil. Nós, da comunidade Anptur, estamos à disposição de todas as esferas do poder público do Turismo nacional para ajudar na resolução dos gargalos que ainda impedem o pleno desempenho do Turismo. Acreditamos que a pesquisa na área é um dos caminhos viáveis para superar tais gargalos. Por fim, agradecemos ao deputado Otavio Leite por reconhecer a importância da pesquisa científica em Turismo e destacamos que esta é a primeira vez na história que temos uma emenda desta natureza no poder legislativo federal".

Tópicos relacionados