Da Redação   |   27/09/2022 09:54
Atualizada em 27/09/2022 09:59

Dia Mundial do Turismo: CNC lança site contando história do setor no Brasil

Site conta de maneira dinâmica o livro homônimo Turismo no Brasil


Reprodução

Para contar a história brasileira do turismo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lança o site que apresenta o livro homônimo Turismo no Brasil, uma história de resistência e conquistas. A publicação celebra o Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje, 27 de setembro, e mostra, com base na memória dos protagonistas do setor, um resgate fotográfico e jornalístico das últimas sete décadas.

O site pode ser acessado em https://turismonobrasil.cnc.org.br/. São sete capítulos, cada um retratando uma década, com o enlace entre o desenvolvimento do turismo e o da sociedade brasileira, desde o primeiro voo da Varig para Nova Iorque, passando pelos anos de chumbo, a Copa de 1970, a primeira edição do Rock in Rio, a Eco-92, os ataques do 11 de setembro de 2001, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além da pandemia de covid-19 e a retomada da atividade no País.

“Ao olharmos para trás, vemos com orgulho o papel que o Sistema Comércio, com suas Federações e seus sindicatos, desempenhou na institucionalização do setor”, pontua o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Nesse sentido, ele destaca a importância do papel que o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC vem desempenhando para o setor ao longo da história. “O potencial do turismo brasileiro é imenso, e poucos países têm a diversidade de culturas e paisagens que nós temos. Isso nos inspira a seguir atuando para que o turismo brasileiro, representado por empresários incansáveis, trabalhadores com boa formação profissional e lideranças determinadas, possa contar com um ambiente cada vez mais favorável e estimulante”, conclui Tadros.

Uma viagem do passado ao futuro
Fotografias e recortes de jornais da década de 1950 contam o início da mobilização para que o Brasil se tornasse “Um País de Turismo”, movimento impulsionado durante o pós-guerra, quando vários países passaram a proporcionar o direito trabalhista de férias remuneradas, e que ajudou a alavancar o número de viagens internas e pelo resto do mundo. Em 1977, foi publicada a primeira lei que estabelecia critérios para a conservação do patrimônio natural e cultural. Patrimônios que até hoje são essenciais para o desenvolvimento do setor.

Em 1988, a Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 180, reconheceu o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico. “Devemos olhar para o futuro tendo como alvo os horizontes que o turismo tem para desbravar em nossas terras”, reforça o diretor da CNC, responsável pelo Cetur, Alexandre Sampaio. A CNC revisou de 4,3% para 5,1% a expectativa de crescimento do turismo neste ano, em relação a 2021.

“Nosso setor avança no caminho certo. Hoje, a Organização Mundial do Turismo (OMT) nos lembra a necessidade de todo o trade turístico manter o foco e reimaginar o crescimento do setor, tanto em termos de dimensão quanto de relevância”, enfatiza Sampaio, que é também presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Dia Mundial do Turismo, criado pela OMT, traz, neste ano, o tema Repensar o Turismo, provocando a reflexão sobre a importância de conectar governos, empresas e comunidades para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS