Guilherme Alcorta   |   22/11/2022 16:45
Atualizada em 22/11/2022 16:58

Grupo de transição foca em diagnóstico; orçamento é desafio

Orçamento é desafio, pois MTur e Cultura voltam a ser independentes


PANROTAS / Emerson Souza
Ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto coordena o grupo de Turismo no Gabinete de Transição
Ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto coordena o grupo de Turismo no Gabinete de Transição
Mais novo integrante do comitê de Turismo no Gabinete de Transição coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, Toni Sando, da Unedestinos e SPCVB, falou ao Portal PANROTAS sobre o cronograma de trabalhos e o objetivo a ser alcançado.

“Não se trata de um grupo para trazer ideias e fazer o plano estratégico do próximo Ministério do Turismo... E sim um grupo para diagnosticar a situação do Turismo no governo”, explica. O principal gargalo, segundo ele, está no orçamento para 2023, pois o Ministério da Cultura voltará a ser uma pasta independente, hoje atrelada ao Turismo.
No documento oficial do Gabinete de Transição, os objetivos ficam claros: “Realizar diagnóstico abrangente, reunir informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal”. No caso do Turismo, o MTur e a Embratur.

O comitê também tem como função reunir informações, identificar riscos, alertas, ilegalidades, necessidades de apuração dos órgãos de controle e situações que exigem algum tipo de decisão que antecede a posse. Por exemplo, revogar alguma medida que não possa ser cumprida no novo governo.

Por fim, o grupo irá preparar atos de iniciativa do presidente eleito a serem editados imediatamente após a posse, as chamadas ações urgentes.

PANROTAS / Emerson Souza
Toni Sando, da Unedestinos
Toni Sando, da Unedestinos
Além dos nomes já confirmados
, e da substituição de Chieko Aoki por Toni Sando, o comitê de Turismo ganhou a presença de cinco parlamentares, para que haja um levantamento das leis e projetos em andamento no Congresso, da autorização da volta dos cassinos à implantação do tax free, para citar dois exemplos.

Juntaram-se ao grupo os deputados federais, André de Paula (PSD-PE), Felipe Carreras (PSB-PE), Luis Tibé (Avante-MG), Wolney Queiroz (PDT-CE) e Zeca Dirceu (PT-PR).

PANROTAS / Emerson Souza
Deputado Felipe Carreras
Deputado Felipe Carreras
Os próximos passos do grupo, coordenado pelo ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto, incluem o recebimento de um relatório do MTur, previsto para amanhã, e a confecção de um relatório diagnóstico até 30 de novembro.

“O grupo tem muita gente com experiência no MTur e na Embratur, que sabe onde buscar as informações e os trabalhos estão bem acelerados e objetivos”, afirma Toni Sando. Ele lembra também que os planos de governo dos candidatos estão registrados no TSE e que entidades já enviaram suas contribuições, como o G-20 e a CNC.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 49 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS