Da Redação   |   24/12/2022 12:41   |   Atualizada em 24/12/2022 12:52

Passaportes voltam a ser emitidos e fila é de 109 mil pessoas

Fila é de 109 mil pessoas, que fizeram pedido em dezembro

Com informações da AGÊNCIA BRASIL

Reprodução Twitter
O ministro da Justiça, Anderson Torres, informou em sua conta no Twitter que a emissão de passaportes foi retomada pela Polícia Federal, depois de duas paralisações: em 19 de novembro e em 1º de dezembro.

Os passaportes pedidos entre 1º de dezembro e 22 de dezembro (já que o agendamento não havia sido suspenso) serão emitidos gradativamente e os novos pedidos deverão ser normalizados após esse atendimento emergencial.

A Polícia Federal (PF) informou que 108.701 pessoas aguardam para receber o passaporte. A confecção de novas cadernetas estava suspensa desde o dia 1º de dezembro por falta de verba e não há previsão de retomada. O balanço corresponde às solicitações realizadas até dia 22/12. Mesmo sem recursos para emissão do documento de viagem, o agendamento on-line do serviço e o atendimento nos postos da PF continuam funcionando normalmente.

Em 19 de novembro, a PF suspendeu a produção dos documentos por falta de recursos. Na semana seguinte, o governo federal remanejou R$ 37,36 milhões para a reativação do serviço.

Os recursos vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foram suficientes para produzir os passaportes solicitados entre 19 e 30 de novembro. Mas o serviço voltou a ser suspenso em 1º de dezembro.

Dessa vez a verba veio da sanção pelo presidente Jair Bolsonaro de um projeto de lei que libera valor de R$ 31 milhões para a emissão dos documentos.

Tópicos relacionados