Da Redação   |   14/02/2023 20:21
Atualizada em 14/02/2023 20:49

Marca Brasil volta a ser o símbolo para promoção do País no Exterior

Criada no Plano Aquarela, a Marca Brasil será atualizada e usada pelo governo Lula

Tony Maciel, especial para a PANROTAS

Tony Maciel para a PANROTAS
Marcelo Freixo, da Embratur, e Jorge Viana, da Apex
Marcelo Freixo, da Embratur, e Jorge Viana, da Apex

BRASÍLIA - A Embratur e a ApexBrasil retomam a utilização da marca criada em 2005 e que contribuiu para a construção da imagem do Brasil como destino turístico. “A Marca Brasil está de volta!”, comemorou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, durante evento realizado nesta terça-feira (14), em Brasília, e que reuniu profissionais do trade turístico, além de autoridades dos governos federal e estaduais, além de parlamentares de todo o País. A ministra Daniela Carneiro, do Turismo, esteve na solenidade, depois de ter passado a manhã em São Paulo, em reunião com o trade e representantes de entidades.

A ação deste noite, que também marca a parceria da Embratur com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil), retoma a utilização do símbolo que foi concebido para ser a marca do Brasil (com s, ao contrário da marca do governo anterior, com z no Brazil) para a promoção do País no mercado internacional em 2005. A Marca Brasil foi desprezada pelo governo Bolsonaro e agora está de volta no governo de quem a criou há 18 anos.

“É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil e da Embratur. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avalia o presidente da agência, Marcelo Freixo.

Ao comentar a retomada da marca, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que “o resgate dessa marca traz um tempo de felicidade e prosperidade. O mundo está feliz com o que está acontecendo com o Brasil. A ApexBrasil será parceira da promoção do país no exterior”.

ATUALIZAÇÃO

Durante o encontro com a imprensa, a Embratur e ApexBrasil anunciaram que também planejam iniciar novo estudo para atualizar e modernizar a marca. Criada pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. Sua retomada resgata o período em que o país apresentou um salto qualitativo de visitantes estrangeiros e de fidelização do destino.

Segundo o Plano Aquarela 2020, o número de turistas internacionais passou de 4,7 milhões em 2004 para 6,4 milhões em 2014, alta de 36% e uma taxa superior a 95% de intenção de retorno. Já o conhecimento da Marca Brasil cresceu de 11% para 20%, entre 2006 e 2009, de acordo com o Plano Aquarela 2020.

O símbolo marcou a união entre o poder público e o setor privado na divulgação dos destinos no Exterior. A marca passou a ser usada também em publicações de Turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo. E, nesta retomada, a Embratur pretende reabrir oportunidades. A Marca Brasil será disponibilizada em um novo site para que seja acessada e utilizada por todos.

“Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca fraca, sem estudo técnico e cujo slogan é inadequado tanto na linguagem quanto na mensagem, que remete ao Turismo sexual. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história da Embratur e do Turismo, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, será retomada em nossa gestão", explica Marcelo Freixo.

A MARCA BRASIL

Tony Maciel para a PANROTAS
Marcelo Freixo e Jorge Viana
Marcelo Freixo e Jorge Viana
O presidente da Embratur explicou que a Marca Brasil resgata ainda o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O símbolo, além de trazer em sua essência os atributos naturais e culturais que o Brasil oferece, também explora os aspectos de modernidade e diversidade ligados ao país.

“Esse é um momento positivo para a reconstrução da imagem do nosso país lá fora e certamente a retomada da Marca Brasil trará resultados. Precisamos que o mundo volte a visitar o Brasil como antes e vamos trabalhar para recolocar o país no lugar de destaque no cenário internacional. Turismo é comida no prato, é desenvolvimento, é renda. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo federal”, completa Marcelo Freixo.

A HISTÓRIA DA IDENTIDADE

O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro. O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

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