Filip Calixto   |   24/02/2023 18:28

MTur inicia pesquisa mapeando serviços com alternativas de acessibilidade

Ideia é subsidiar o desenvolvimento de ações específicas para o público que tem necessidades especiais

PANROTAS / Emerson Souza
Daniela Carneiro, ministra do Turismo
Daniela Carneiro, ministra do Turismo
Em mais uma ação para tornar o Turismo no Brasil uma atividade acessível a todos, o MTur (Ministério do Turismo), em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), está iniciando um mapeamento para levantar informações sobre empresas que oferecem serviços e produtos com alternativas de acessibilidade na área turística em todo o país. O objetivo é construir um banco de dados para potencializar a construção de políticas públicas para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida.

Com essas informações, além de subsidiar o desenvolvimento de ações específicas para esse público, o MTur também apoiará a promoção e a comercialização das opções turísticas com acessibilidade, ajudando o empresário a expor os produtos e serviços em feiras e eventos; a desenvolver material promocional, além de promover essas opções no Portal e nas mídias sociais do MTur, por exemplo.

"Dando visibilidade a essas alternativas, potencializamos a oferta e também estimulamos que outras empresas possam desenvolver produtos turísticos para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida. Todos merecem experimentar o Turismo, principalmente no Brasil, que oferece tanta diversidade turística. Investir em acessibilidade é investir no turismo do futuro", afirmou a ministra Daniela Carneiro.

INCLUSÃO
Tornar o turismo mais acessível e inclusivo é uma das metas prioritárias do plano de ação de 100 dias de governo, divulgado no início do mês pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Dividido em cinco eixos de atuação - diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e passagens aérea - o plano traz projetos que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.

CLIQUE AQUI para participar da iniciativa de promoção de um Brasil mais acessível.

Tópicos relacionados