Victor Fernandes   |   01/02/2023 09:13
Atualizada em 01/02/2023 09:25

MTur terá Assessoria de Participação Social e Diversidade

Objetivo do governo federal é reconstruir diálogo com movimentos sociais

YouTube/Lula Oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Turismo Daniela Carneiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Turismo Daniela Carneiro
A manhã desta terça-feira (31) foi marcada pela reafirmação do compromisso do Governo Federal em manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou os decretos de criação do Sistema de Participação Social Interministerial e de criação do Conselho de Participação Social. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, participou do evento.

O decreto de criação do Sistema de Participação Social Interministerial tem como objetivo instituir, nos ministérios, assessorias que farão interlocução sobre assunto. No Ministério do Turismo, a nova Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPADI), atuará na linha de frente das ações pertinentes ao tema no âmbito do Turismo, fortalecendo o diálogo com a sociedade e unindo esforços com o Governo Federal.

“É com muita alegria que recebemos a criação do Sistema de Participação Social Interministerial. Retomar o diálogo com quem mais deve ser ouvido é trazer de volta o espaço que o povo tem por direito na criação das políticas públicas. Essa medida favorece diversos setores e o Turismo está incluído, pois, dessa forma, teremos ações mais assertivas e eficazes. Somente com esse diálogo, poderemos reconstruir o nosso País”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Além do Sistema, a cerimônia no Planalto foi momento de o presidente Lula assinar o decreto que cria o Conselho de Participação Social. O Conselho é uma demanda trabalhada durante a transição do governo, e reuniu, na época, 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos de todo o País, funcionando como um dos grupos técnicos temáticos na transição. O grupo apresentou propostas para a retomada da popular na elaboração e controle de políticas públicas e apontou a necessidade de ações e estruturas participativas em todos os órgãos da administração direta e indireta da União.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS