Filip Calixto   |   06/07/2023 20:01
Atualizada em 06/07/2023 20:47

Governo confirma saída de Daniela Carneiro do MTur; Celso Sabino assume

Ministro de Relações Institucionais confirmou que a ministra sairá nos próximos dias

PANROTAS / Emerson Souza
Daniela Carneiro está garantida no Ministério do Turismo, pelo menos por enquanto
Daniela Carneiro está garantida no Ministério do Turismo, pelo menos por enquanto

O ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta (PT), informou que não haverá mudança alguma no Ministério do Turismo nesta semana. De acordo com Pimenta o governo está totalmente focado na aprovação da Reforma Tributária, que será votada hoje (6) na Câmara dos Deputados, e não fará alterações ministeriais.

Mas logo depois, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, confirmou que o governo acertou a saída da ministra nos próximos dias, aceitando ainda a indicação do União Brasil para o nome do também deputado Celso Sabino, do Pará.

Padilha disse que ele e o presidente Lula se reunirão com os líderes do partido União Brasil (do qual a ministra pediu desfiliação) para receber a indicação. Segundo o colunista Eduardo Sakamoto, do Uol, o União Brasil pede ainda o comando da Embratur, hoje com Marcelo Freixo (PT-RJ). Ainda segundo a coluna, Lula resiste ao pedido pelo bom trabalho apresentado por Freixo e sua equipe técnica. As votações na Câmara, no entanto, podem fazer com que o presidente ceda às pressões do partido do Centrão.

Pressionada pelo União Brasil e por alas do governo a sair do cargo, a atual ministra se reuniu no começo da tarde com o presidente e chegou a convocar os servidores do MTur para uma reunião no final da tarde.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro Padilha disse que Sabino vai liderar a continuidade da recuperação do setor de Turismo no Brasil.

A troca, como se vê, vai se dar por motivos políticos e que em nada tem a ver com estratégias para a indústria de Viagens e Turismo. Se chegar à Embratur, a perda de tempo em momento crucial de retomada será maior ainda e poderá custar muito ao País do ponto de vista da competitividade internacional. A visão do MTur como moeda de troca política, vale destacar, não foi criada agora, com a maioria dos ministros ficando cerca de um ano e meio no cargo, maior exceção ao primeiro titular da pasta, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7170 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!