Laura Enchioglo   |   22/08/2023 15:26
Atualizada em 22/08/2023 15:53

Conselho Municipal de Turismo do Rio realiza reunião estratégica no Galeão

Impacto fiscal no Turismo, temporada de cruzeiros 23/24, e acessibilidade foram alguns dos temas abordados


Divulgação
Bruno Mattos, Alexandre Monteiro, Alfredo Lopes, Daniela Maia, Rodrigo Maia e Pedro Guimarães
Bruno Mattos, Alexandre Monteiro, Alfredo Lopes, Daniela Maia, Rodrigo Maia e Pedro Guimarães

Aconteceu na manhã desta terça feira (22), no salão nobre do Aeroporto do Galeão, a reunião do Comtur, o Conselho Municipal do Turismo da cidade do Rio de Janeiro.

Presidida por Daniela Maia, secretária Municipal, seguida da fala de Gustavo Mostof (presidente interino da Riotur), o evento contou com a presença de Maurício Hirata e Daniel Celli (diretor e coordenador da Rio Film Commission); Flávia Cortinovis (subsecretária da Pessoa com Deficiência); Sandro Fernandes (CEO Parque Bondinho Pão de Açúcar); Denise Lima (diretora do Píer Mauá); e Alexandre Monteiro (CEO Rio Galeão).

Foram discutidas novidades do setor como a próxima reunião do G20, que acontece no Rio em 2024, o Reveillon com pontos de fogos no centro da cidade e na orla da Barra, dados de produção audiovisual carioca, que teve R$ 644 milhões investidos pela Prefeitura do Rio (triênio 21/23), a acessibilidade e a compreensão da pessoa com deficiência como potencial de Turismo, sobretudo com pessoas com mais de 60 anos.

Ainda, a chegada de mais de 520 mil passageiros na temporada de cruzeiros 23/24 e a volta da Gol/Latam para voos diretos por dentro do Brasil saindo do Galeão e com malha internacional com maior frequência, também foram debatidos durante a reunião.

Chicão Bulhões, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, citou alguns motivos que esvaziaram o Rio como a vacância de voos no Galeão: as empresas de ônibus Rio x São Paulo abocanhando passageiros aéreos e erros de narrativa que perpetuam um lobby em prol de outros aeroportos brasileiros.

Divulgação
Foram discutidas novidades do setor
Foram discutidas novidades do setor

Também estiveram presentesAlfredo Lopes, presidente do HotéisRio; Luiz Strauss, presidente da Abav; João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio; e Adriana Homem de Carvalho, Conselheira do Turismo da FecomercioRJ.

A fala final de Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, destacou os problemas de superlotação de voos do Santos Dumont e a necessidade de recuperar o aeroporto do Galeão e fez uma explanação sobre a reforma tributária, prestes a acontecer no Brasil, alertando as políticas públicas para não onerar a sociedade civil.

O encontro reuniu diversos órgãos da Prefeitura do Rio como a Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, de Planejamento Urbano, Secretaria de Conservação, a Comissão de Turismo da Câmara Municipal do Rio, o Batalhão de Policiamento de áreas turísticas, entre outros, totalizando mais de 40 órgãos.

O Conselho Municipal de Turismo do Rio ainda deliberou 11 pontos visando incentivar o fluxo turístico.


Tópicos relacionados