Rodrigo Vieira   |   27/09/2023 14:12

Israel e Arábia Saudita se aproximam de acordo de paz

Dois países em ascensão no Turismo mundial demonstram sinais públicos que avançam neste objetivo


Arábia Saudita, um dos países de maior investimento no Turismo global, e Israel, um dos destinos mais procurados do mundo, se aproximam de um acordo de paz.

É o que mostram os recentes acontecimentos da última semana, com um depoimento do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas na sexta (22) e com a visita histórica do ministro do Turismo israelense, Haim Katz, ontem (26) ao reino saudita para uma outra conferência das Nações Unidas. Esta foi a primeira visita de uma autoridade do gabinete israelense à Arábia Saudita na história.


Divulgação
Jeddah, na Arábia Saudita
Jeddah, na Arábia Saudita

Israel está à beira de firmar um acordo histórico de paz com os sauditas, afirmou Netanyahu. O primeiro-ministro defendeu os Acordos de Abraão, responsáveis pela estipulação de laços diplomáticos com Bahrein, Marrocos e Emirados Árabes Unidos em 2020, descrevendo a aproximação entre Jerusalém e Riad como um novo capítulo desses tratados, que trariam ainda mais resultados para a região. Israel também já possui laços com a Jordânia e o Egito, fruto de tratados anteriores.

“Essa paz contribuirá muito para acabar com o conflito árabe-israelense. Isso encorajará outros estados árabes a normalizarem as suas relações com Israel, aumentará as perspectivas de paz com os palestinos e encorajará uma reconciliação mais ampla entre o judaísmo e o islamismo”, afirmou o primeiro-ministro em seu discurso. Em sua fala à ONU, Netanyahu também se valeu de um mapa de um chamado “Novo Oriente Médio” para reforçar que, com o novo acordo, “não iremos apenas derrubar barreiras entre Israel e os nossos vizinhos. Construiremos um novo corredor de paz e prosperidade que ligue a Ásia, através dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, à Europa”.

Divulgação/WTTC Global Summit
A mexicana Gloria Guevara Manzo é uma das executivas estratégicas do Ministério do Turismo da Arábia Saudita. Ela é ex-ministra do Turismo do México e ex-presidente do WTTC
A mexicana Gloria Guevara Manzo é uma das executivas estratégicas do Ministério do Turismo da Arábia Saudita. Ela é ex-ministra do Turismo do México e ex-presidente do WTTC

A intenção de paz acontece em meio aos investimentos de US$ 800 bilhões da Arábia Saudita, no chamado Plano Visão 2030, que objetiva a marca de 100 milhões de visitantes internacionais anuais.

Durante as negociações dos últimos meses, os sauditas comunicaram que, em troca do estabelecimento de relações com Israel, eles desejam garantias por parte dos Estados Unidos de segurança e assistência para um programa nuclear civil. Além disso, o governo saudita também disse que só normalizará os laços com Israel se houver progressos na criação de um estado palestino. No entanto, mesmo com esses requisitos ainda em discussão, a reaproximação com Israel já dá sinais de estar acontecendo na prática, como no caso da primeira visita oficial de um membro do gabinete israelense à Arábia Saudita ontem (26).

Tópicos relacionados