Bruno Hazov   |   28/09/2023 08:39

Setur-SP lança cursos piloto e novo destino na ABAV EXPO 2023

Serão 210 vagas abertas focadas em hospitalidade, agenciamento e gestão pública; saiba mais

PANROTAS / Filip Calixto
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Durante a Abav Expo 2023, a secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo anunciou o lançamento das primeiras 210 vagas abertas para cursos-pilotos gratuitos em hospitalidade, agenciamento e gestão pública. A iniciativa da Academia do Turismo foi implantada pela Setur-SP para promover o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento em Turismo, além de atender demandas diretas do mercado.

Segundo a Setur-SP, os três cursos são uma resposta às dificuldades enfrentadas por 52 segmentos relacionados ao setor. Eles resultam de uma parceria com secretarias estaduais de Governo, como a de Educação e de Desenvolvimento Econômico; instituições de ensino, como Senac e Centro Paula Souza; associações de classe, como agências de viagens (Abav-SP), hotéis (ABIH) e bares e restaurantes (Abrasel); além de empresas do setor.

A capital recebe o curso de agenciamento, para estudantes de graduação em Turismo interessados em trabalhar em agências de viagens (90 vagas). Campinas e Guarujá sediam cursos de hospitalidade (90 vagas) e Avaré, um curso de gestão pública (30 vagas), com a Abav-SP, o Fohb, a Resorts Brasil e a ABIH-SP. Ao final dos cursos, os alunos são encaminhados a vagas no mercado.

De acordo com Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens de SP, hotéis, bares e restaurantes revelaram a falta de mão de obra qualificada para atender as demandas do setor, que aguarda um fluxo grande na próxima temporada.

"Com a pandemia, o número de profissionais qualificados diminuiu ainda mais, levando em conta que muitos deles migraram para outras áreas. A Setur-SP ouviu essa demanda e ofertou cursos gratuitos para qualificar profissionais capazes de contribuir com o setor de serviços de maneira satisfatória", revelou Lucena.

"Após a conclusão desses cursos piloto, iremos entregar os resultados ao governador Tarcísio de Freitas para que seja criado um programa mais robusto, englobando outros cursos. Essa é uma demanda direta do mercado que buscamos atender, antes da alta temporada, visando um Turismo mais qualificado e a geração de mais empregos e renda em nosso Estado. Nós queremos agir como uma ligação direta entre o mercado e as instituições de ensino, promovendo capacitação gratuita e geração de novos postos de trabalho"

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Novo destino

Além do anúncio dos cursos, a Setur-SP aproveitou o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) para lançar, em conjunto com o governo do Paraná, seu novo destino turístico: Angra Doce, região reconhecida por lei federal como Área Especial de Interesse Turístico.

O novo destino lançado pelos dois Estados visa fomentar todo o conjunto formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno. São 15 municípios, dez deles em São Paulo: Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina. E cinco no Paraná: Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo

Tópicos relacionados