Victor Fernandes   |   10/10/2023 10:47
Atualizada em 10/10/2023 11:06

Acordo para aumentar rotas internacionais é assinado em Brasília

Conjunto de ações da Embratur e a Aeroportos do Brasil é voltado ao aumento do Turismo internacional


PANROTAS / Filip Calixto
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Ampliar o Turismo internacional no Brasil e aprimorar a recepção de visitantes estrangeiros no território nacional. Estes são alguns dos objetivos de um acordo de cooperação técnica firmado nesta segunda-feira (9), em Brasília (DF), entre a Embratur e a Aeroportos do Brasil, entidade que reúne 100% dos terminais concedidos à iniciativa privada no País e que são responsáveis por 92% do transporte de passageiros pelo modal aéreo.

A parceria envolve a adoção de medidas voltadas ao aumento do número de voos e rotas aéreas, com o compartilhamento de dados e informações qualificadas sobre o fluxo de viajantes. Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, enalteceu a importância da colaboração na área.

“Em nome do ministro Celso Sabino, eu quero parabenizar essa parceria com a ABR e dizer que com essa união entre o Ministério do Turismo, a Embratur, e o Ministério de Portos e Aeroportos, nós estamos no caminho certo. É um caminho de união, um caminho de reconstrução e, com certeza, juntos, nós vamos trazer o Turismo para o protagonismo nacional, de onde ele nunca deveria ter saído”, declarou o secretário do Ministério do Turismo.

O acordo também prevê a divulgação da Marca Brasil em aeroportos e o reforço do relacionamento com empresas aéreas. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a retomada do diálogo entre os setores público e privado no ramo. “O Brasil voltou a ser um espaço de diálogo, de construção conjunta do Turismo. Então, a gente fortalece uma relação institucional e a gente consegue dar qualidade técnica para isso”, apontou.

Também presente, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a transversalidade das ações do governo federal. “A gente tem procurado cada vez mais integrar a política nacional de Turismo e da aviação. Com a sintonia da Embratur com o Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério do Turismo, a gente vai, de maneira transversal, avançar em um pilar que é fundamental para o desenvolvimento do turismo do Brasil”, afirmou.

O presidente da ABR, Fábio Carvalho, por sua vez, garantiu apoio a iniciativas que promovam o desenvolvimento do Turismo. “Somos absolutamente apoiadores de qualquer pauta que tenha o objetivo de trazer mais companhias aéreas ao Brasil, que promova o desenvolvimento de novas rotas, que fomente o Turismo como uma indústria de desenvolvimento, de geração de renda, de riquezas para o País. Esse acordo vai muito nesse sentido”, observou.

A assinatura do ACT reuniu, ainda, o secretário nacional de Aviação Civil, Juliano Noman; Ricardo Catanant, representante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); a presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro; o diretor de Relações Institucionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Marcelo Pedroso, e a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, entre outros.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!