Filip Calixto   |   25/10/2023 09:28

Assertividade na promoção é meta da Embratur para 2024

Mariana Aldrigui, da Embratur, falou sobre estratégias para 2024 em reunião com líderes da Resorts Brasil

PANROTAS / Filip Calixto
Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur
Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur

Com metas de longo prazo já traçadas, tanto na busca por manutenção de orçamento como também nos índices de turistas internacionais atraídos para o Brasil, a Embratur já tem também um detalhamento da estratégia que deve guiar a conduta e as ações da agência no próximo ano.

A ideia principal da agência responsável por promover o Turismo do Brasil no Exterior é, depois de já identificadas de onde vêm as principais oportunidades, ser assertiva nas ações fortalecendo a comunicação e a imagem do País.

"Agora é o momento de ter clareza do que promover e para quem", apontou a gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui. De acordo com ela, dentro da estrutura da agência há equipes desenhando ações de divulgação dos destinos brasileiros para públicos com tendência a conhecer o nosso país.

Para aumentar a aceitação do Brasil junto a esse públicos e explorar outros mercados, a agência vai buscar também fortalecer a comunicação sobre temas como sustentabilidade e diversidade - sobretudo sublinhando o afroturismo nacional -, além de utilizar a imagem internacional do presidente Lula.

Embratur e os resorts brasileiros

Mariana falou sobre o momento da agência e do Turismo nacional em uma reunião com gestores comerciais de resorts brasileiros realizada ontem (24), em São Paulo. Em sua participação na Jornada Resorts Brasil, a executiva apontou ainda o que considera os principais desafios para o segmento na atualidade. São eles:

  • Ampliação de visitas
  • Descentralização
  • Conectividade
  • Qualificação dos Serviços
  • Sustentabilidade

Para os resorts especificamente, considerando as peculiaridades e o formato de negócio para atrair novos clientes, a gerente da Embratur fez algumas recomendações de atitudes que podem ser eficazes para aplicação imediata. As principais são:

  • Comunicação clara e abrangente
  • Presença multicanal e sempre disponível
  • Parcerias na comercialização
  • Viabilidade (acesso e preço)
  • Uso constante de dados próprios

Vale lembrar que Resorts Brasil e Embratur têm, em vigência, um acordo que colocará em funcionamento uma série de ações de promoção das propriedades associadas à organização, na busca pelo aumento da presença do turista internacional. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação em feiras e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.

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