Da Redação   |   26/04/2024 08:47

CNC analisa PL apresentado pelo governo para reforma tributária

Entidade acredita que o diálogo aberto é fundamental para a construção de um texto justo e eficaz

PANROTAS / Filip Calixto
José Roberto Tadros, presidente da CNC
José Roberto Tadros, presidente da CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha de perto o debate da reforma tributária para que ela seja justa, simplifique o sistema tributário e incentive o crescimento da economia. A CNC está realizando uma análise aprofundada do primeiro Projeto de Lei apresentado pelo governo federal para a regulamentação da reforma, para identificar pontos de convergência e divergência com as propostas já apresentadas pela Confederação para a defesa dos interesses do setor terciário.

Em uma análise primária, o PLP 68/2024 trata de forma adequada conceitos necessários à tributação, discorrendo de forma exaustiva sobre as hipóteses de incidência, quem são os contribuintes que deverão pagar os novos impostos e outros pontos também relevantes. Entretanto, é preciso acompanhar com cautela algumas conquistas da Emenda Constitucional nº 132, de 2023, principalmente no que diz respeito à neutralidade tributária, porque a proposta de regulamentação cria condicionantes para a apropriação dos créditos tributários pelo adquirente, como o “efetivo pagamento” do tributo pelo seu fornecedor.

Em que pese essa proposta esteja vinculada a questões atinentes à inovação da tecnologia de pagamento, isso aumenta a responsabilidade do empresário, tornando-o responsável pelas operações anteriores a ele na cadeia produtiva.

A CNC acredita que o diálogo aberto é fundamental para a construção de uma reforma justa e eficaz. Nesse sentido, serão importantes os próximos passos, quando a sociedade irá discutir, no Congresso Nacional, os pormenores da regulamentação da nova norma, dando ênfase aos regimes diferenciados para cada setor da economia e a compensação da eventual perda de arrecadação pelos estados e municípios.

A entidade máxima de representação do comércio de bens, serviços e turismo reitera seu compromisso com a construção de um sistema que promova o crescimento da economia e o desenvolvimento social.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11202 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS