Laura Enchioglo   |   12/04/2024 09:48

MTur realiza 1ª reunião da Câmara de Sustentabilidade

Encontro, que ocorreu de forma virtual, reuniu 30 organizações do setor


Divulgação

Com foco em ações para combater os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, o Ministério do Turismo realizou, nesta quinta-feira (11), a primeira reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro, que ocorreu de forma virtual, reuniu 30 organizações do setor. Governo e sociedade civil acordaram em construir uma agenda de sustentabilidade para atrair investimentos e aumentar a competitividade do Turismo brasileiro.

Os resultados apresentados, a partir das discussões realizadas na Câmara, servirão de base para a construção e implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes e objetivos do governo federal com a participação do setor, como ressaltou a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Carolina Fávero.

“Será extremamente importante, por exemplo, para a construção participativa do Plano Clima Setorial do Turismo, já que teremos a colaboração do trade turístico. Além disso, será essencial para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para promover ações de enfrentamento às mudanças climáticas e de responsabilidade com o meio ambiente”, ponderou.

Dentre as ações propostas pelo Ministério do Turismo, está o Plano Clima Adaptação do Setor de Turismo, que está sendo elaborado pela Pasta por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Edson Barros, responsável pela condução da Câmara Temática, ressaltou a importância do colegiado. “Temos a oportunidade de ouvir representantes de entidades do setor de Turismo quanto ao que consideram prioritário debater e propor a respeito do tema. A partir dessa estrutura será possível ampliar as discussões técnicas e promover a participação social na construção de um plano setorial”, afirmou.

Diretrizes para ações climáticas em Turismo

Divulgada em setembro de 2023, pelo Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a publicação "Ação Climática em Turismo no Brasil: Primeiros Passos Rumo a um Plano Nacional de Ação Climática para o Turismo Brasileiro" é fruto de trabalho preliminar entre as instituições, juntamente com órgãos e entidades parceiros, para subsidiar o planejamento estratégico do MTur, no tema de mudanças climáticas.

Tópicos relacionados