Filip Calixto   |   13/06/2025 10:58

Embratur apresenta Plano Brasis ao Ministério das Relações Exteriores

Freixo, se reuniu com o chanceler Mauro Vieira e falou sobre a entrada recorde de turistas internacionais

Divulgação/Embratur
Freixo apresentou o Plano Brasis ao chanceler Mauro Vieira e os números de entrada de turistas internacionais no país
Freixo apresentou o Plano Brasis ao chanceler Mauro Vieira e os números de entrada de turistas internacionais no país

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou ontem (12) o Plano Brasis ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião realizada no Itamaraty. O novo plano de marketing internacional do Brasil foi lançado em maio, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, Freixo destacou a importância da cooperação entre a Embratur e o Itamaraty para a promoção do Turismo internacional no país. “A colaboração com o Itamaraty é primordial para o crescimento no número de turistas internacionais no Brasil”, afirmou o líder da Embratur.

A reunião também tratou do fortalecimento das relações com países considerados estratégicos para o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros. Segundo dados apresentados por Freixo, de janeiro a maio de 2025 o Brasil recebeu 4,8 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 49,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 3,2 milhões de chegadas.

“O Brasil está crescendo em todas as regiões \[em número de turistas internacionais e entrada de dólares do turismo]. Nós elaboramos um novo plano de marketing internacional, o Plano Brasis, e agora estamos levando esse plano para cada uma das 27 unidades da federação. É um plano de país pensado para que esse crescimento extraordinário deixe de ser um momento que estamos vivendo e vire uma tendência”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Também participaram da reunião o embaixador Alex Giacomelli da Silva, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Itamaraty; Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; e Paulo Lins, assessor de Relações Internacionais da agência.

Sobre o Plano Brasis

Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis substitui o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos. A proposta visa ampliar a presença internacional dos destinos brasileiros até 2027, promovendo o ambiente de negócios, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

A elaboração contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de turismo, dos Sebraes estaduais, da FGV, da consultoria Dream Factory e do trade turístico nacional e internacional. A construção do plano incluiu ainda uma pesquisa aberta em três idiomas, com 2.458 respostas, além de escutas com gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores.

O Plano Brasis passou por validação em fóruns como o Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, a Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e a 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.

Segundo Marcelo Freixo, essas etapas garantem maior integração entre a Embratur e os diversos segmentos do setor turístico.

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