Brasil tem mais de 19 mi de pessoas com perfil viajante e potencial de consumo, diz Serasa
De acordo com levantamento, a maioria está na faixa dos 24 aos 38 anos e tem renda acima de R$ 7,5 mil

Mais de 19 milhões de brasileiros têm perfil de viajante, sendo que 28,7% deles possuem renda mensal acima de R$ 10 mil, enquanto 22,5% recebem entre R$ 2 mil e R$ 4 mil e 17,1% até R$ 2 mil. Isto é o que diz a pesquisa mais recente realizada pelo Serasa Experian.
A estimativa foi realizada com base no comportamento e perfil de consumo de 190 milhões de CPFs e revela um público altamente estratégico para o setor de Turismo.

"A pandemia redefiniu prioridades e consolidou uma mudança de comportamento: o brasileiro passou a valorizar cada vez mais experiências que promovem bem-estar, e viajar se tornou parte essencial desse novo estilo de vida. Hoje, vemos um consumidor mais consciente, que se prepara financeiramente e escolhe destinos e serviços alinhados aos seus valores, propósitos e qualidade de vida”
CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto
Ainda segundo o levantamento, a capacidade de pagamento mensal do público com potencial para consumir serviços relacionados a Turismo e viagens também é destaque: 38,6% conseguem arcar com gastos adicionais entre R$ 0 e R$ 1 mil, enquanto 25,3% possuem capacidade entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, e mais de 14% ultrapassam os R$ 2 mil por mês em potencial de consumo extra.

Perfil demográfico e comportamental
A análise demográfica revela que, dos mais de 19 milhões de brasileiros com perfil de viajante, a predominância é do público masculino (54%), seguido pelo feminino (45,3%).
Além disso, 92,2% do total demonstra propensão a compras online e 47,8% têm afinidade com programas de resgate de milhas – comportamento típico de quem planeja e valoriza boas oportunidades de viagem.
Em relação à faixa etária a maioria dos viajantes está entre 24 e 38 anos (41,7% do total), com destaque para a faixa de 29 a 33 anos (14,5%).
Outro destaque é o score de crédito dos brasileiros com perfil viajante: 40,5% estão na faixa de 801 a 1.000 pontos, considerada excelente. Esse comportamento reforça a confiabilidade financeira do grupo, abrindo espaço para ofertas com parcelamento, crédito e programas de fidelidade com maior segurança para os fornecedores.