BRICS destacam potencial do Turismo e cooperação entre países-membros
Entidade quer fortalecer Turismo regional e sustentável, além de atrair nômades digitais

O Turismo ganhou destaque na “Declaração do Rio de Janeiro", assinada pelos países-membros da Cúpula do BRICS reunidos no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e divulgada neste domingo (6).
O Ministério do Turismo celebrou os avanços conquistados no setor, com destaque para o reconhecimento do enorme potencial turístico do bloco e as novas oportunidades abertas com a expansão do BRICS em 2024. As perspectivas são promissoras: mais integração, mais viagens e mais ações conjuntas por um turismo sustentável, inovador e transformador.
Entre os principais resultados destacados está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, com foco em sinergias e complementaridades entre os Estados-membros. Também ganharam relevância as ações voltadas para o Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, como forma de enfrentar desafios comuns, promover a conservação ambiental e garantir inclusão social.
Outro ponto celebrado foi o avanço na formulação de diretrizes estratégicas para o Turismo de nômades digitais, reconhecendo esse público como potencial catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do BRICS.
“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o Turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”,
Ministro do Turismo, Celso Sabino.
A declaração reafirma, ainda, o compromisso do bloco com o fortalecimento da cooperação internacional, com ênfase na inovação e no papel estratégico do Turismo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.