Filip Calixto   |   01/07/2025 13:31

Ministério do Turismo cria Câmara Temática para o Turismo doméstico

Câmara funcionará como fórum técnico de assessoramento e terá participação de associações

PANROTAS / Marluce Balbino
Celso Sabino, ministro do Turismo
Celso Sabino, ministro do Turismo

O Ministério do Turismo instituiu, por meio da Resolução CNT/MTur Nº 6, a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece, de forma permanente, o colegiado no âmbito do CNT (Conselho Nacional de Turismo).

A Câmara funcionará como fórum técnico de assessoramento, com foco na proposição de estratégias voltadas ao setor de turismo interno no Brasil. Entre as atribuições do grupo estão o apoio à diversificação da oferta turística nacional, a criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno.

"O fortalecimento do turismo doméstico é uma prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia nacional. Essa Câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor"

Ministro do Turismo, Celso Sabino

Participação de entidades do setor

Mais de 30 entidades participam da Câmara, entre elas associações do setor como Abav, Braztoa, Abla e ABIH. Também estão presentes representantes de secretarias estaduais e municipais de turismo.

“É uma união de esforços que é fundamental para que as políticas públicas sejam criadas em sintonia com as necessidades reais do mercado e dos viajantes”, declarou a secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, responsável pela assinatura da resolução.

Atribuições

Além do assessoramento técnico, a Câmara poderá propor a realização de estudos e pesquisas sobre o posicionamento de produtos e destinos brasileiros. As conclusões serão apresentadas nas reuniões ordinárias do colegiado.

Atuação

A atuação do grupo será dividida em três frentes principais:

  • A primeira é a diversificação da oferta, com foco na criação e promoção de novos roteiros e experiências.
  • A segunda é a inteligência de mercado, que inclui a realização de estudos para identificar o perfil e os interesses dos turistas brasileiros.
  • A terceira frente trata da inovação e ampliação dos canais de venda, com o objetivo de desenvolver novas formas de apresentação e comercialização dos atrativos turísticos do país.

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