Laura Enchioglo   |   29/08/2025 10:27

MTur apresenta nova categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Avanço é baseado em indicadores técnicos, conforme diretrizes estabelecidas pela Lei Geral do Turismo


Mateus Campos/Unsplash
Metodologia foi ampliada, considerando 70 variáveis organizadas em dez dimensões
Metodologia foi ampliada, considerando 70 variáveis organizadas em dez dimensões

O Ministério do Turismo acaba de apresentar a nova categorização dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta para orientar políticas públicas, investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento do setor.

O lançamento oficial da nova estratégia de categorização foi realizado durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, realizado no último dia 23, dentro do Salão do Turismo 2025, e passa a valer para todo o País e podem ser acessadas em www.mapa.turismo.gov.br.

A nova categorização incorpora uma metodologia atualizada, baseada em indicadores técnicos, conforme diretrizes estabelecidas pela Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.

O que muda na prática

Até agora, a categorização era feita com base em apenas cinco variáveis ligadas diretamente à economia do Turismo: número de meios de hospedagem, empregos no setor, visitantes domésticos, visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais da hotelaria. Esses dados eram utilizados para classificar os 5.571 municípios brasileiros incluídos no Mapa.

A partir da atualização a metodologia foi significativamente ampliada: serão consideradas 70 variáveis organizadas em dez dimensões, que refletem com maior precisão a realidade do Turismo no país.

Confira aqui o tutorial.

As dimensões incluem:

  • Governança (gestão e planejamento do Turismo no município)
  • Recursos culturais e naturais (patrimônio histórico, cultural e ambiental)
  • Serviços turísticos (eventos, atendimento ao turista, etc.)
  • Infraestrutura de transporte (acessos terrestres, aéreos e aquaviários)
  • Estrutura econômica (renda, empregos e capacidade de investimento)
  • Especialização turística (peso da economia do Turismo no município)
  • Conectividade à internet (acesso à internet e cobertura móvel)
  • Segurança (índices de segurança pública)
  • Saúde (capacidade de atendimento médico e hospitalar)
  • Demanda (frequência de visitantes e movimentação de passageiros)


Qual é a nova forma de categorização?

Com base nesses critérios, os municípios integrantes das regiões turísticas do Mapa passam a ser enquadrados em três categorias:

  • Município turístico – concentra o maior fluxo de visitantes e reúne os principais atrativos e serviços turísticos da região.
  • Município com oferta turística complementar – dispõe de atrativos e serviços que fortalecem e ampliam a experiência dos visitantes em relação ao município turístico.
  • Município de apoio ao Turismo – apresenta pouco ou nenhum fluxo turístico direto, mas se beneficia da atividade, fornecendo mão de obra, serviços e produtos.


Como manter o município no mapa?

Estar presente no Mapa do Turismo Brasileiro garante aos municípios maior integração com o Ministério do Turismo, possibilitando a captação de recursos, a participação em programas e ações específicas do setor, além do acesso a políticas de promoção, capacitação e desenvolvimento que fortalecem a atividade turística local.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados