Economista Alexandre Schwartsman faz palestra exclusiva para convidados Travel Leaders Hub
Alexandre Schwartsman falou sobre tendências econômicas e de consumo no Travel Leaders Hub

Durante o Travel Leaders Hub, realizado hoje (4) no The Westin São Paulo, o economista Alexandre Schwartsman mostrou aos participantes do evento o panorama econômico dos Estados Unidos e do Brasil.
Schwartsman iniciou analisando a economia norte-americana e depois enveredou pelos meandros da situação nacional. O enfraquecimento do dólar é tendência, segundo ele, devido a uma série de fatores explicados durante a apresentação.
Sobre o Brasil, o economista aponta crescimento razoável de 3% do PIB nos últimos anos. "E o que tem puxado esse crescimento é a expansão da demanda interna e do consumo das famílias, graças ao aumento do volume de transferências federais para elas, como as relacionadas à aposentadoria, bolsa família etc".
Sobre o impacto do tarifaço de Trump para o Brasil, Schwartsman comenta: "os EUA são o terceiro maior mercado para as exportações do Brasil. Não são o principal mercado para nós, mas mas há uma peculiaridade nele: é o maior mercado para o Brasil no que se refere à exportação de produtos industriais. Ou seja, como tarifaço haverá uma queda 17% das exportações de manufaturados e um impacto de 0,3% do PIB no Brasil.".
Mas, também, há perspectivas boas para o País, como o ciclo de baixa de juros previsto para o primeiro trimestre do ano que vem, o que pode favorecer o setor de Turismo.