Karina Cedeño   |   15/10/2025 12:55

Fórum da CNC debate cenário econômico do Brasil junto a especialistas

Evento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aconteceu em São Paulo


Divulgação/Facebook da CNC
Especialistas debatem cenário econômico do Brasil na segunda edição do CNC Global Voices
Especialistas debatem cenário econômico do Brasil na segunda edição do CNC Global Voices

Foi realizado ontem (14), no Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o CNC Global Voices, fórum da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo que tem como objetivo promover um debate sobre o cenário econômico brasileiro.

O economista Paul Michael Romer, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2018, abriu o evento com uma análise dos desafios e das oportunidades dos países emergentes na economia digital.

Segundo ele, o Brasil tem condições de se tornar uma potência em inovação aberta, ciência e regulação tecnológica, desde que fortaleça suas instituições públicas e adote políticas firmes contra os monopólios digitais que já se mostraram exploradores de outros países em desenvolvimento.

“O Brasil ainda pode manter o controle sobre o seu futuro digital. Vocês têm talento, diversidade e uma tradição científica que pode inspirar o mundo”

Economista Paul Michael Romer

Já o economista James Robinson, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2024, defende a inclusão inovadora como caminho para o desenvolvimento. “O Brasil está quase na média latino-americana de crescimento anual e foi ultrapassado na última década pela China. Nada disso é destino: não é geografia, nem cultura”, defende Robinson.

Para romper este padrão, ele sugeriu que os países emergentes ampliem a concorrência, coíbam monopólios desregulados e incluam mais pessoas no processo. Com base em perspectiva histórica, Robinson comparou o desempenho latino-americano com o de economias asiáticas, como a Coreia do Sul, que há 60 anos era mais pobre que a maior parte da região e hoje tem padrão de vida equivalente ao europeu.

Fórum para debate científico

Saudado pelo ex-presidente Michel Temer e pelo secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, pelo secretário municipal Rui Alves e de diversas autoridades nacionais e internacionais, o presidente do Sistema Sesc/Senac/CNC, José Roberto Tadros, recebeu o público para um dia cheio de conteúdos.

No período da tarde, especialistas brasileiros complementaram as projeções dos estrangeiros com o cenário interno. A taxa recorde de juros das últimas duas décadas, o alto custo de crédito para os diferentes setores econômicos e para a população produtora de riqueza do País foram alguns assuntos debatidos no evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7552 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.