Aéreas pedem ao governo extensão de medida para conter alta do QAV
Na última semana, o governo federal anunciou medidas para conter o impacto da alta do diesel

As companhias aéreas que operam no Brasil estão pleiteando ao governo federal que as medidas adotadas para reduzir o impacto da alta do diesel também sejam aplicadas ao querosene de aviação (QAV), de acordo com informações da Agência Infra.
O pedido surge após o aumento recente do preço do combustível (+9,4% neste mês de março), pressionado pela escalada do petróleo em meio à guerra no Oriente Médio. Agora, o setor teme que um novo reajuste ocorra diante da valorização do Brent e da instabilidade geopolítica.
Na última semana, o governo federal anunciou medidas para conter o impacto da alta do diesel, incluindo a zeragem das alíquotas de PIS/Cofins e autorização de subvenção para produtores domésticos.
O presidente da Abear, Juliano Noman, defendeu que o QAV receba tratamento semelhante, até porque o impacto fiscal seria menor. “Somos menos de 10% do volume em relação ao diesel”, disse ele, ao lembrar que o QAV é o principal custo das companhias aéreas (cerca de 1/3).
Ainda segundo a Agência Infra, o executivo lembrou que a preocupação surge justamente no momento em que as companhias aéreas voltam a planejar crescimento após um período de dificuldades financeiras. Latam, Gol e Azul passaram recentemente por processos de recuperação judicial.