Pedro Menezes   |   04/09/2025 14:46
Atualizada em 04/09/2025 14:52

Travel Leaders Hub lança relatório exclusivo de tendências de comportamento e consumo 2026

Relatório exclusivo revela que 19% preferem investir em experiências de viagem do que em bens materiais

PANROTAS / Emerson Souza
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

O Travel Leaders Hub (TLH), iniciativa da PANROTAS, Mapie e Travel Tech Hub (TTH) para lideranças do Turismo, realizou o seu segundo encontro, nesta quinta-feira (4), no The Westin São Paulo. O evento marcou o lançamento do Relatório de Tendências de Comportamento e Consumo 2026, produzido pelo TRVL LAB (parceria PANROTAS + MAPIE) a partir de pesquisa com 1.773 pessoas.

Carolina Sass de Haro e Tricia Neves (Mapie), José Guilherme Alcorta (PANROTAS) e Alexandre Cordeiro (TTH) apresentaram os principais insights do estudo, que traz um panorama das mudanças de comportamento do consumidor brasileiro em temas como relações pessoais, educação, saúde e bem-estar, carreira e tecnologia.

Para começar, José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, deu as boas-vindas aos cerca de 80 convidados e destacou a importância desta iniciativa. "Hoje fazemos nosso primeiro grande entregável ao vivo, com outros já acontecendo, como as newsletters semanais fora do óbvio, para fazer a gente pensar", disse o CEO.

PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie<br/>
Carolina Sass de Haro, da Mapie

Ele lembra que o Travel Leaders Hub foi feito para reunir lideranças e pensar o Turismo de uma forma diferente. "O que sai daqui não vai para a grande mídia aberta, e a ideia é que fiquemos na mesma página e pensar melhor através de dados, pesquisas e tendências. Uma iniciativa que faz todo mundo ganhar, pensar melhor e sair dos mesmos modelos antigos", complementou José Guilherme Alcorta.

“Acabamos esquecendo que todos os números do Excel são pessoas que escolheram estar conosco e gastar seu dinheiro conosco. Para que elas gastem melhor, precisamos entender o comportamento e o consumo, como pensam, agem e quais impactos isso gera. Este conteúdo de tendências é justamente o olhar para o futuro, e acreditamos muito nisso, porque quem constrói o futuro somos nós que estamos nesta sala.

Carolina Sass, da Mapie, já sobre o estudo de tendências

O relatório trouxe um panorama completo das principais tendências de comportamento e consumo que já estão impactando o Turismo e que devem guiar decisões estratégicas já nos próximos anos. O material é exclusivo para aqueles que fazem parte do Travel Leaders Hub.

PANROTAS / Emerson Souza
Tricia Neves, da Mapie
Tricia Neves, da Mapie

O que podemos adiantar é que o estudo destacou um contexto marcado por excesso de estímulos, sensação de crises constantes e desafios relacionados à informação e ao uso da tecnologia que, por sua vez, segue moldando hábitos e comportamentos, com inteligência artificial ganhando espaço nas escolhas de consumo.

“O brasileiro acredita que o trabalho é a melhor forma de conquistar sonhos e desejos, mas ele também tem se tornado uma fonte de exaustão, burnout e até de abandono do mercado corporativo. O trabalho precisa ser transformado, tanto na forma de gerir quanto de liderar, com ambientes mais flexíveis e que realmente abordem — e não apenas evitem — os temas ligados à saúde mental"

Tricia Neves, da Mapie, sobre o ambiente de trabalho atual

Entre os blocos analisados, aparecem ainda mudanças na forma como as pessoas se relacionam com o lar e com a diversidade, a busca por novos formatos de educação e aprendizado, a valorização da saúde e do bem-estar no cotidiano e a redefinição da carreira, com maior foco no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No campo das tendências, o relatório apontou movimentos como o minimalismo e o consumo consciente, o surgimento de nichos cada vez mais específicos e experiências marcadas por um realismo responsável, no qual marcas e consumidores se preocupam mais com impacto social e ambiental.

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Cordeiro, do Travel Tech Hub
Alexandre Cordeiro, do Travel Tech Hub

“Muito se fala que a inteligência artificial já está pronta, mas não é só isso: estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica liderada pela IA, que impacta diretamente os nossos negócios. A cada semana surge um novo anúncio, uma nova aplicação ou produto derivado dessa tecnologia, e ignorar esse movimento significa não apenas deixar dinheiro na mesa, mas colocar em risco a própria sobrevivência das empresas.

Alexandre Cordeiro, do Travel Tech Hub, sobre tendências de tecnologia

Cordeiro lembrou que a discussão sobre Tecnologia continua no Travel Tech Hub Day, dia 15 de setembro, no Cubo Itaú. Saiba mais em https://traveltechhubday.com.br/.

Após a apresentação, o economista Alexandre Schwartsman ainda trouxe uma análise aprofundada do cenário econômico brasileiro e internacional, destacando como o ambiente macro influencia as decisões de consumo e o setor de Turismo. O ex-diretor do Banco Central e votante do Copom também destacou riscos e oportunidades diante das incertezas globais.

Insights sobre Turismo

Quando o assunto é Turismo, o estudo mostra que viajar permanece como prioridade, mas de forma cada vez mais personalizada. Ganha força, segundo o estudo, uma série de tendências que foram apresentadas no evento, como podemos ver abaixo.

  • Turismo do Quando
  • Ultra Nicho
  • Destinos ao Paladar
  • Set Jetting
  • Turismo de Raízes

O relatório completo, que conta com quase 200 páginas, é exclusivo para os líderes do Travel Leaders Hub.

Saiba mais em tlh.com.br

Ou mande mensagem para cassia@panrotas.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados