Brasil realiza evento na Embaixada para trade presente na Fitur 2026; veja fotos
Momento especial reforçou a estratégia brasileira de promoção do destino e de articulação institucional

MADRI - A Embaixada do Brasil em Madri foi o lugar mais brasileiro possível da Espanha para receber, na noite desta quinta-feira (22), o Evento Brasil, que reuniu Ministério do Turismo, Embratur, ONU Turismo e demais participantes da Fitur 2026, entre autoridades, dirigentes e secretários de Turismo.
Veja o álbum de fotos abaixo
O momento especial reforçou a estratégia brasileira de promoção do destino e de articulação institucional no cenário global. Na ocasião, os convidados ainda foram convidados para um coquetel de networking, que reuniu mais de 100 participantes lá mesmo na Embaixada.

O encontro contou com a presença do anfitrião e Embaixador do Brasil na Espanha, Luiz Alberto Figueiredo, da secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Al Nowais, do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do diretor da ONU Turismo para Américas, Heitor Kadri.
Durante sua fala, Shaikha Al Nowais agradeceu à Embaixada do Brasil pela recepção e exaltou a energia única e a identidade brasileira. Ela destacou ainda a relevância do diálogo entre governos e o setor privado para o fortalecimento do Turismo sustentável.
“É um prazer estar aqui esta noite e agradeço à Embaixada do Brasil por nos receber em sua casa aqui na Espanha. Sou muito grata pela energia brasileira que vocês nos proporcionam, ela é contagiante, toca a alma e transparece em tudo o que vocês fazem”, afirmou Shaikha.

A secretária-geral da ONU Turismo também ressaltou o papel do Brasil no fortalecimento de um Turismo mais humano e comprometido com a agenda climática. Segundo ela, o apoio do País ao chamado “Turismo humano” é fundamental para o sucesso das iniciativas globais do setor, assim como a liderança brasileira nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
“À medida que avançamos juntos, o Turismo precisa continuar sendo uma força para construir pontes e promover prosperidade”
Shaikha Al Nowais, secretária-geral da ONU Turismo
O Brasil como exemplo para o Turismo global

A noite contou com uma apresentação da ONU Turismo conduzida pelo diretor regional para as Américas, Heitor Kadri, com foco nos desafios e oportunidades do Mercosul. O executivo abordou diversos temas como integração regional, conectividade aérea, facilitação de viagens e cooperação entre os países do bloco como vetores para o crescimento do Turismo nas Américas.
“O Turismo na América do Sul vive um momento excepcional. Países do Mercosul apresentaram resultados incríveis, com destaque para o Brasil, que cresceu 37%, e o Paraguai, com aumento de 47% no último ano. Enquanto as Américas cresceram cerca de 1,6%, nossa região avançou mais de 25%, o que é extraordinário. Mas ainda temos desafios importantes, como a facilitação das fronteiras terrestres, fundamentais para o Turismo intrarregional, especialmente no Mercosul. Também avançamos muito em conectividade aérea, com novas rotas e políticas de céus abertos. Agora, nosso foco é fortalecer a promoção conjunta e avançar em mercados de longa distância, como Ásia e Oriente Médio. China, em especial, é um mercado com enorme potencial, ainda pouco explorado, e estamos somando esforços entre governos, agências de promoção e iniciativa privada para preparar os destinos e ampliar essa presença"
Heitor Kadri, diretor da ONU Turismo para Américas

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por sua vez, destacou o momento positivo vivido pelo Brasil no Turismo e na cultura, com ênfase, claro, no reconhecimento internacional do audiovisual brasileiro e no reposicionamento da imagem do país no Exterior por conta das indicações ao Oscar 2026.
“O Brasil vive um momento muito especial. O audiovisual brasileiro acaba de receber indicações históricas, o que reafirma um País que tem cultura, a nossa maior identidade. Temos natureza, praias e gastronomia incríveis, mas o que nos torna realmente singulares é a nossa cultura e a forma como o povo brasileiro recebe as pessoas. Batemos recordes no Turismo internacional, com mais de 9 milhões de visitantes e crescimento muito acima da média mundial. O Brasil voltou a ser um país respeitado e admirado"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Na sequência, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, apresentou um panorama do desenvolvimento do Turismo no Brasil, destacando políticas públicas, investimentos, resultados recentes e perspectivas para o setor. A apresentação reforçou o posicionamento do País como destino diverso e competitivo, com potencial para ampliar fluxos turísticos e atrair novos mercados.
“O Brasil registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, com 9,2 milhões de visitantes, e foi classificado em 2025 como o segundo entre os 20 destinos com melhor desempenho no mundo. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Turismo gerou um impacto econômico de R$ 108 bilhões, com aumento de 88% nos investimentos estrangeiros em relação a 2024 e a criação de mais de 90 mil novos postos de trabalho. O Turismo já representa cerca de 8% do nosso PIB e é uma política de Estado, conectada à economia criativa, à inovação e à inclusão. Também avançamos no Turismo inclusivo por meio da plataforma Qualifica Turismo, que capacita profissionais para atender pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade, qualidade e respeito à experiência de cada visitante"
Gustavo Feliciano, ministro do Turismo
Veja o álbum de fotos:
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.