Leonardo Ramos   |   19/10/2018 17:23

Oficialmente internacional, tem início 8º JPA Travel Market

Evento é aberto e se torna oficialmente internacional, com buyers, expositores e diplomatas estrangeiros marcando presença

Jhonatan Soares
Autoridades do Turismo nacional, Paraíba e de João Pessoa se unem para abertura da JPA Travel Market
Autoridades do Turismo nacional, Paraíba e de João Pessoa se unem para abertura da JPA Travel Market
JOÂO PESSOA - Começou a oitava edição do Festival de Turismo JPA, ou, sob o nome que será adotado oficialmente no próximo ano, JPA Travel Market. Acontecendo no Centro de Convenções de João Pessoa entre hoje e amanhã (19 e 20), o evento deve reunir cerca de 3,5 mil profissionais, entre expositores e visitantes.

Seu início aconteceu em uma solenidade de abertura com presença do governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e outras autoridades turísticas do Estado. Mas o destaque, não importa de quem fosse a vez de discursar na abertura, girava sempre em torno de uma conquista da feira, que finalmente chegou ao patamar que alçava desde o ano passado: ser internacional.

"Sim, conseguimos. O JPA Travel Market é oficialmente internacional", comemorou o diretor da feira, Cláudio Júnior, primeiro a tomar o microfone durante a abertura. E os números comprovam sua fala. O número de expositores estrangeiros subiu 35% em relação à edição passada. Soma-se a isso um crescimento de 20% de empresas do Exterior no evento do ano passado, e tem-se um crescimento acumulado de 62% na participação internacional em dois anos na JPA Travel Market.


Jhonatan Soares
Cláudio Júnior, diretor da JPA Travel Market, foi o primeiro a discursar no evento
Cláudio Júnior, diretor da JPA Travel Market, foi o primeiro a discursar no evento
"Mas não falo apenas de expositores", se apressou a dizer Júnior durante seu discurso. "Trago hoje dois novos motivos para a comemoração do fato de que, efetivamente, conseguimos internacionalizar a nossa feira." Uma delas é a presença e diplomatas de países estrangeiros para a JPA - os cônsules dos Estados Unidos, da China e da Argentina marcam presença no evento

BUYERS INTERNACIONAIS E APOIO PARA CRESCER

Maior que isso, porém, é o destaque dado para a presença, pela primeira vez, de compradores internacionais na feira de João Pessoa. Uma comitiva de 12 buyers da Argentina está presente para o evento.

E se depender da Embratur, representada no evento pelo seu diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira, esse número deve crescer para o próximo ano. A entidade declarou oficialmente apoio ao JPA Travel Market, e funcionará como um motor de atração para que mais buyers internacionais conheçam e venham para a maior feira de Turismo de João Pessoa.

Jhonatan Soares
Gilson Lira, da Embratur, declarou apoio da entidade na captação de buyers internacionais para o próximo ano de evento
Gilson Lira, da Embratur, declarou apoio da entidade na captação de buyers internacionais para o próximo ano de evento

"A feira já é internacional. Os números mostram isso. Mas a próxima fase é crescer ainda mais nisso. Nosso objetivo é conseguir empresas de ao menos dez países para a JPA Travel Market", adiantou Lira durante a abertura do evento.

E o apoio não para por aí. O Ministério do Turismo declarou, por meio de Alberto Alves, que se juntará no esforço de fazer a feira crescer nas próximas edições, e credita boa parte da ascensão tanto da feira quanto de João Pessoa como destino ao Centro de Convenções da capital paraibana.

"Isso é uma quebra de paradigma que levou a cidade para além das praias, e enfim para dentro do mundo de negócios. As praias sempre tivemos, mas por que mesmo temos tão pouco turistas estrangeiros? Pois eles tem que encontrar algo aqui além do litoral. A cultura é uma opção, que tem que ser reforçada também, mas com essa feira, os negócios tem tudo para crescer. E esse centro de convenções trouxe a cidade oficialmente para dentro do mercado", comentou Alves durante a cerimônia de abertura.

Jhonatan Soares
Alberto Alves, secretário executivo do MTur
Alberto Alves, secretário executivo do MTur

1,6 MIL AGENTES E CAPACITAÇÕES
Dos 3,5 mil profissionais do Turismo previstos para participarem da feira, cerca de 1,6 mil devem ser exclusivamente de agentes de viagens - mais que os 1,2 mil do ano passado. Eles vieram em 22 caravanas, aéreas e rodoviárias, de 25 Estados nacionais, sendo a maior delas de responsabilidade da Trend Operadora, que trouxe, sozinha, 200 agentes para o evento.

Já o número de expositores gira em torno de 200. Eles realizarão 123 treinamentos, e 2,7 mil inscrições para eles já haviam sido realizadas até a tarde de ontem.

A PANROTAS é media partner do JPA Travel Market.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!