Movida

Leonardo Ramos   |   19/10/2018 17:23

Oficialmente internacional, tem início 8º JPA Travel Market

Evento é aberto e se torna oficialmente internacional, com buyers, expositores e diplomatas estrangeiros marcando presença

Jhonatan Soares
Autoridades do Turismo nacional, Paraíba e de João Pessoa se unem para abertura da JPA Travel Market
Autoridades do Turismo nacional, Paraíba e de João Pessoa se unem para abertura da JPA Travel Market
JOÂO PESSOA - Começou a oitava edição do Festival de Turismo JPA, ou, sob o nome que será adotado oficialmente no próximo ano, JPA Travel Market. Acontecendo no Centro de Convenções de João Pessoa entre hoje e amanhã (19 e 20), o evento deve reunir cerca de 3,5 mil profissionais, entre expositores e visitantes.

Seu início aconteceu em uma solenidade de abertura com presença do governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e outras autoridades turísticas do Estado. Mas o destaque, não importa de quem fosse a vez de discursar na abertura, girava sempre em torno de uma conquista da feira, que finalmente chegou ao patamar que alçava desde o ano passado: ser internacional.

"Sim, conseguimos. O JPA Travel Market é oficialmente internacional", comemorou o diretor da feira, Cláudio Júnior, primeiro a tomar o microfone durante a abertura. E os números comprovam sua fala. O número de expositores estrangeiros subiu 35% em relação à edição passada. Soma-se a isso um crescimento de 20% de empresas do Exterior no evento do ano passado, e tem-se um crescimento acumulado de 62% na participação internacional em dois anos na JPA Travel Market.


Jhonatan Soares
Cláudio Júnior, diretor da JPA Travel Market, foi o primeiro a discursar no evento
Cláudio Júnior, diretor da JPA Travel Market, foi o primeiro a discursar no evento
"Mas não falo apenas de expositores", se apressou a dizer Júnior durante seu discurso. "Trago hoje dois novos motivos para a comemoração do fato de que, efetivamente, conseguimos internacionalizar a nossa feira." Uma delas é a presença e diplomatas de países estrangeiros para a JPA - os cônsules dos Estados Unidos, da China e da Argentina marcam presença no evento

BUYERS INTERNACIONAIS E APOIO PARA CRESCER

Maior que isso, porém, é o destaque dado para a presença, pela primeira vez, de compradores internacionais na feira de João Pessoa. Uma comitiva de 12 buyers da Argentina está presente para o evento.

E se depender da Embratur, representada no evento pelo seu diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira, esse número deve crescer para o próximo ano. A entidade declarou oficialmente apoio ao JPA Travel Market, e funcionará como um motor de atração para que mais buyers internacionais conheçam e venham para a maior feira de Turismo de João Pessoa.

Jhonatan Soares
Gilson Lira, da Embratur, declarou apoio da entidade na captação de buyers internacionais para o próximo ano de evento
Gilson Lira, da Embratur, declarou apoio da entidade na captação de buyers internacionais para o próximo ano de evento

"A feira já é internacional. Os números mostram isso. Mas a próxima fase é crescer ainda mais nisso. Nosso objetivo é conseguir empresas de ao menos dez países para a JPA Travel Market", adiantou Lira durante a abertura do evento.

E o apoio não para por aí. O Ministério do Turismo declarou, por meio de Alberto Alves, que se juntará no esforço de fazer a feira crescer nas próximas edições, e credita boa parte da ascensão tanto da feira quanto de João Pessoa como destino ao Centro de Convenções da capital paraibana.

"Isso é uma quebra de paradigma que levou a cidade para além das praias, e enfim para dentro do mundo de negócios. As praias sempre tivemos, mas por que mesmo temos tão pouco turistas estrangeiros? Pois eles tem que encontrar algo aqui além do litoral. A cultura é uma opção, que tem que ser reforçada também, mas com essa feira, os negócios tem tudo para crescer. E esse centro de convenções trouxe a cidade oficialmente para dentro do mercado", comentou Alves durante a cerimônia de abertura.

Jhonatan Soares
Alberto Alves, secretário executivo do MTur
Alberto Alves, secretário executivo do MTur

1,6 MIL AGENTES E CAPACITAÇÕES
Dos 3,5 mil profissionais do Turismo previstos para participarem da feira, cerca de 1,6 mil devem ser exclusivamente de agentes de viagens - mais que os 1,2 mil do ano passado. Eles vieram em 22 caravanas, aéreas e rodoviárias, de 25 Estados nacionais, sendo a maior delas de responsabilidade da Trend Operadora, que trouxe, sozinha, 200 agentes para o evento.

Já o número de expositores gira em torno de 200. Eles realizarão 123 treinamentos, e 2,7 mil inscrições para eles já haviam sido realizadas até a tarde de ontem.

A PANROTAS é media partner do JPA Travel Market.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias