Maria Izabel Reigada   |   04/12/2018 12:12

Especializações e transformações levam Fitur à 39ª edição

Organizadores da Fitur, que terá sua 39ª edição em janeiro, mantêm sua aposta no Brasil.


Divulgação
Ana Larrañaga, diretora da Fitur
Ana Larrañaga, diretora da Fitur
Embora a participação do Brasil como expositor tenha diminuído nas últimas três edições da Fitur, feira de Turismo que terá em janeiro sua 39ª edição em Madri, os organizadores do evento mantêm sua aposta no Brasil. “Os destinos latino-americanos são os sócios naturais de Espanha e Portugal e o Brasil é uma potência turística nas Américas”, defende a diretora da Fitur, Ana Larrañaga (foto). Para ela, é circunstancial a diminuição da participação brasileira entre os expositores, consequência dos cenários político e econômico brasileiros. “A participação de um destino em qualquer feira reflete esses cenários. O importante é que apesar deles, a participação segue ocorrendo, mesmo diminuída”, disse a executiva em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS. A PANROTAS é media partner do evento e estará na feira cobrindo todos os detalhes.

Apresentando-se como a principal feira europeia para o mercado ibero-americano, a Fitur quer consolidar em 2019 os números recordes que registrou em janeiro deste ano, quando reuniu 10.190 empresas expositoras de 165 países e regiões, além de mais de 140 mil profissionais de Viagens e Turismo. “Trabalhamos agora para sustentar esses números, aumentando, principalmente, a qualidade, tanto no perfil de visitantes quanto na seleção dos conteúdos”, explica. Com foco especial nos destinos latino-americanos, a Fitur aposta no trabalho das delegações mantidas em países-chave da região, como o Brasil. “Não são apenas as razões culturais e linguísticas que nos aproximam. Há toda a questão empresarial, especialmente quando observamos os investimentos das empresas de Turismo”, acrescenta.

Para a diretora da Fitur – e também das feiras Almoneda, de antiguidades, e Feriarte, de artes, ambas realizadas pela Ifema –, há interesses claros tanto dos empresários quanto do poder público espanhol pelos mercados latino-americanos. “A Espanha ocupa lugar de destaque para os turistas da América Latina e não podemos esquecer a importância do hub que a Iberia representa em Madri para o mercado americano.”

39 edições
Com sua 39ª edição marcada para entre 23 e 27 de janeiro, a Fitur 2019 mantém o foco na especialização. Depois da introdução do salão Fitur Festivales, neste ano, que destacou a importância dos concertos e festivais de música para o Turismo, a feira apresenta o Fitur Cine (Fitur Screen). “É cada vez maior o interesse em visitar esses lugares de cinema, sejam ruas, cafés, restaurantes ou cenários que serviram de locação para filmes ou séries”, justifica a diretora da Fitur. “Embora esses salões paralelos à feira tenham área de exposição pequena, eles acrescentam muito em conteúdo, em debates e na promoção das novas motivações turísticas.”

Em relação à longevidade da feira, Ana Larrañaga defende cada uma das décadas da Fitur como períodos com diferentes objetivos. A primeira delas, nos anos de 1980, como a apresentação e consolidação do evento; em seguida, a internacionalização da feira; os anos 2000 foram marcados pela crise econômica e ajustes e, nesta década, a feira vive seus anos de especialização e transformação. “Acompanhamos a indústria turística, vivendo as transformações que ela enfrenta, tanto nos períodos de crise quanto nas mudanças com a introdução de ferramentas tecnológicas e das redes sociais.”

A PANROTAS é media partner da Fitur 2019

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