Maria Izabel Reigada   |   24/01/2019 12:41

Fitur Next busca reunir ações de impacto positivo no Turismo

A Fitur lançou ontem a plataforma Fitur Next, tendo os Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio (ODMs) das Nações Unidas como base

Maria Izabel Reigada
O fundador da Plastic Whale, Marius Smit
O fundador da Plastic Whale, Marius Smit
MADRI – Para aproveitar o potencial do Turismo em prol de um mundo melhor, a Fitur lançou ontem a plataforma Fitur Next, tendo os Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio (ODMs) das Nações Unidas como base.

“Precisamos repensar o propósito do turismo diante de questões como a desigualdade, as mudanças climáticas e a recuperação ambiental”, disse a diretora da Fitur, Maria Valcarce, na apresentação do observatório.

“Há consequências no desenvolvimento turístico, como a exploração exagerada de recursos e o descaso com populações locais”, disse a diretora. “Queremos e devemos buscar, cada vez mais, um impacto positivo do Turismo para os visitantes, para os residentes, para o meio ambiente e para o planeta”, completou.

Durante o lançamento do observatório, que já colocou no ar o portal www.fiturnext.org, espaço no qual empresas e destinos podem enviar suas iniciativas em busca desse impacto positivo do Turismo, foram apresentados alguns cases transformadores. Entre eles, o do holandês Marius Smit, que criou a Plastic Whale.

Trata-se de um programa de pesca de plástico, iniciado nos canais de Amsterdã. “Começamos a reunir amigos de forma voluntária, para, literalmente, pescar o plástico dos lindos canais de Amsterdã. E agora temos nove barcos, feitos do plástico que retiramos da natureza, oferecendo esse programa em Amsterdã e outros dois, em Roterdã”, contou o fundador da empresa Plastic Whale, que em 2018 embarcou mais de 13 mil “pescadores”.

Tópicos relacionados