Marcel Buono   |   25/04/2019 13:52

Autoridades do Turismo abrem 41ª Aviesp; veja como foi

Presidente da associação destacou “resgate das origens” e incentivou a participação dos profissionais do setor no desenvolvimento do País como um todo

Sede da 41ª Aviesp, Águas de Lindoia (SP) recebeu autoridades do Turismo paulista na manhã desta quinta-feira (25) para a abertura da tradicional feira que teve sua primeira edição realizada na cidade de São José do Rio Preto, em 1984. Presidente da Aviesp, Marcos Lucas iniciou a cerimônia destacando “o resgate das origens” da associação e incentivando a participação dos profissionais do setor no desenvolvimento do País.

Emerson Souza
Vinicius Lummertz, Marcos Lucas e Gil Helou, ao centro, cortam faixa da Aviesp 2019
Vinicius Lummertz, Marcos Lucas e Gil Helou, ao centro, cortam faixa da Aviesp 2019
“Não é exagero dizer que a Aviesp nasceu em Águas de Lindoia. Plantamos nossa semente aqui e, desde os anos 80, ajudamos a desenvolver o Turismo do interior paulista, que têm como marcas registradas o profissionalismo e a visão de futuro”, disse o atual mandatário da entidade.

“Sozinhos não vamos longe, mas juntos somos mais fortes. Cabe a sociedade civil, com pautas estruturadas, indicar aos governantes estaduais e federais, quais caminhos o País deve seguir. Não basta reclamar nas redes sociais. Temos que ser protagonistas do nosso futuro”, completou Marcos Lucas.

Emerson Souza
Marcos Lucas, presidente da Aviesp
Marcos Lucas, presidente da Aviesp
Durante a abertura, o presidente da Aviesp ainda foi presentado com a “chave da cidade” pelo prefeito de Águas de Lindoia, Gil Helou, que destacou a estrutura do município para receber turistas para além do Estado de São Paulo, assim como grandes eventos.

“Temos uma estrutura que oferece ótima qualidade para receber um evento dessa magnitude. Acredito que somos uma das cidades mais preparadas para o Turismo do interior de São Paulo e meu convite é que Águas de Lindoia seja a sede permanente da Aviesp”, comentou o prefeito local.

Emerson Souza
Marcos Lucas recebe chave da cidade de Gil Helou, prefeito de Águas de Lindoia
Marcos Lucas recebe chave da cidade de Gil Helou, prefeito de Águas de Lindoia
Quem também marcou presença na cerimônia foi o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. O ex-ministro do Turismo do Brasil abordou as mudanças já realizadas tanto em âmbito nacional como estadual para o desenvolvimento do setor, assim como planos para os próximos anos.

“O Turismo precisa de novidades. Precisa de investimentos. O turista quer ser seduzido o tempo inteiro. Ele quer chegar e ver que tem coisa nova. Temos muito elementos em São Paulo, mas eles não estão colocados de maneira adequada. Temos que embalar tudo o que temos para mostrar ao mundo”, disse.

“São Paulo é o único Estado brasileiro que conta com grande contingente de emissivo e receptivo. Somos como um país com autonomia e estamos otimistas com a lógica de trabalhar o Turismo regional para gerar novos investimentos. Queremos tornar as estradas já uma parte interessante da viagem, com rotas cênicas, assim como aumentar o escopo das licitações dos nossos parques naturais”, continuou.

Emerson Souza
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
“É importante pensar em um Brasil aberto, em uma São Paulo aberta, para deixarmos nosso isolamento e gerarmos mais riquezas. Nossa economia tem crescido 0,6% em média, mas o Turismo tem crescido cerca de 3%, o que mostra a força do setor. Nós vamos passar três ou quatro anos reformando o Estado e o País. Depois desse processo, estaremos prontos para que a eficiência e a produtividade tomem conta dos negócios, gerando benefícios a todos. Estamos nos tornando um país adulto, maduro”, completou.

A Aviesp continua ao longo desta quinta-feira e segue até amanhã no Hotel Monte Real, em Águas de Lindoia. No último ano, quando foi realizado em Campinas (SP), o evento recebeu mais de 3,5 mil agentes de viagens.

Tópicos relacionados