Marcel Buono   |   14/08/2019 21:16   |   Atualizada em 15/08/2019 00:12

BID destaca Turismo sustentável de impacto em Pernambuco

O Banco Interamericano de Desenvolvimento destacou alguns dos seus recentes investimentos envolvendo Turismo e sustentabilidade durante a Jornada BID para o Turismo

O Banco Interamericano de Desenvolvimento destacou alguns dos seus recentes investimentos envolvendo Turismo e sustentabilidade durante a Jornada BID para o Turismo: Caminhos para o Futuro do Turismo Brasileiro, e Pernambuco esteve entre eles. No caso citado, o Estado nordestino foi considerado um exemplo de Turismo sustentável de impacto.

Hugo Acioly
Recife, capital de Pernambuco
Recife, capital de Pernambuco
De acordo com o BID, o plano aplicado em Pernambuco teve como objetivo aumentar, de maneira sustentável, a receita gerada pelo Turismo mediante a revalorização do modelo sol e praia, além da diversificação da oferta turística local. Três regiões foram impactadas, Vale do São Francisco, Agreste e Costa dos Arrecifes, atingindo um total de 23 municípios.

INTERVENÇÕES REALIZADAS
Restauração, valorização e interpretação de atrativos culturais, históricos e naturais. Capacitação e qualificação dos recursos humanos e institucionais. Diversificação dos canais de comercialização. Fortalecimento do sistema de informações turísticas. Fornecimento de uma melhor conectividade e outros serviços básicos. Gestão sustentável dos recursos ambientais e culturais.

RESULTADOS OBTIDOS
Um impacto médio de 5,6% no número de empregos hoteleiros e de 1,33% nos gastos relacionados ao Turismo estadual, com uma taxa interna de retorno de 24,2% ao ano. O bem-estar observado em diferentes grupos familiares também apresentou incremento, mas as famílias com as menores rendas tiveram ganhos ligeiramente inferiores às demais.

“Os resultados confirmam que o investimento em requalificação, revalorização e diversificação do produto turístico teve efeitos benéficos, em médio prazo, sobre a economia e o bem-estar de Pernambuco”, concluiu o relatório divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A PANROTAS é media partner da Jornada BID para o Turismo.

Tópicos relacionados