Karina Cedeño   |   23/01/2023 12:04

Fitur 2023 registra 222 mil visitantes nos cinco dias de evento

A feira em Madri, na Espanha, reuniu 8,5 mil empresas e 131 países nos oito pavilhões

PANROTAS / Victor Fernandes
A feira reuniu 8,5 mil empresas e 131 países nos 8 pavilhões do evento
A feira reuniu 8,5 mil empresas e 131 países nos 8 pavilhões do evento
A Fitur 2023 termina hoje (23) com um saldo de 222 mil visitantes, o que representa um crescimento de 99,6%, quase o dobro do registrado em 2022. Com base no perfil dos participantes, foram contabilizados 136 mil profissionais do setor, o que representa um crescimento de 68% e uma estimativa de 86 mil visitantes nos dois dias abertos ao público final, o que praticamente multiplica por três os dados do ano passado.

A feira em Madri, na Espanha, reuniu 8,5 mil empresas e 131 países nos oito pavilhões do evento, que representaram uma área de exposição de 66,9 mil metros quadrados, igualando a ocupação de 2020. Estima-se que este movimento gere um impacto na economia madrilenha de cerca de 400 milhões de euros.

A Fitur também registrou um grande marco no campo digital: somente no primeiro dia da feira, o tráfego no site da Ifema Madrid disparou, atingindo o recorde histórico de 146 mil visitas. Neste mesmo contexto, a plataforma digital Fitur Live Connect, que complementa a feira com um formato híbrido, registou até a data mais de 56 mil inscrições, frente às 31 mil registradas no ano passado.

Organizada pela Ifema Madrid, esta edição teve como país parceiro a Guatemala, que mostrou a nova marca "Amazing and Unstoppable Guatemala". Além disso, o desenvolvimento sustentável, em seus eixos econômico, social e ambiental, tem sido o fio condutor das grandes propostas de empresas e destinos, bem como dos setores e atividades da feira.

Visitas de autoridades dos cinco continentes
Como todos os anos, a Fitur contou com o apoio da Casa Real, que deu o toque final ao dia de abertura com a presença dos Reis de Espanha, bem como do Governo da Espanha.

Além disso, o evento contou com a visita do presidente da Guatemala, Alejandro Eduardo Giammattei, do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez; de representantes da OMT; 30 ministros do Turismo de diversos países; ministros de Economia e Assuntos Sociais da Guatemala; 6 ministros espanhóis; 15 presidentes de Comunidades Autônomas e conselheiros de Turismo de 16 comunidades, além de uma centena de embaixadores, empresários e prefeitos de diferentes cidades da Espanha. No total, contabilizou-se a presença de 400 autoridades reunidas em torno desta edição da Fitur.

Equador será o país Parceiro da Fitur em 2024
O Equador será o país parceiro da Fitur na próxima edição da feira, que acontece em janeiro de 2024. A novidade foi revelada durante o evento pelo ministro do Turismo do Equador, Niels Olsen e pelo presidente do Comitê Executivo do Ifema Madrid, José Vicente de los Mozos.

Tópicos relacionados