Beatrice Teizen   |   03/04/2023 12:01
Atualizada em 12/04/2023 15:26

10ª WTM Latin America tem início com otimismo no Turismo

Feira acontece até quarta-feira (5), no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá 15 mil pessoas

PANROTAS / Emerson Souza
Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America
Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America
Começou na manhã desta segunda-feira (3), no Expo Center Norte, em São Paulo, a 10ª edição da WTM Latin America. Em três dias de feira, o evento reunirá os participantes para conferir as novidades, anúncios, novos produtos e tecnologias das empresas de Turismo expositoras. Também haverá momentos de painéis e palestras, além de muita troca e networking pelos corredores do pavilhão.

O diretor da WTM Latin America, Daniel Zanetti, iniciou a feira agradecendo a confiança das empresas e destinos em colocarem suas marcas na WTM. “Este é um evento feito por vocês e para vocês. Essa é uma edição especial por dois motivos. O primeiro é que marca nosso 10º aniversário. O segundo é que sempre fomos inquietos e convidamos todos à essa inquietude com nosso mote ‘Explore Novos Horizontes’. Neste ano, o desafio era muito grande e por isso trabalhamos focados para fazer um grande evento. Temos a capilaridade e oportunidade de levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina. O Turismo é solução e todos nós fazemos parte dessa solução”, diz.

Zanetti também destacou os números preliminares da WTM Latin America 2023. São mais de 6 mil reuniões pré-agendadas; mais de 15 mil pessoas registradas, número 41% superior à edição passada; e 600 empresas participantes, entre recorrentes e estreantes.

“A Embratur tem orgulho de estar em uma feira importante como essa. O Brasil voltou, como o país da democracia, da responsabilidade climática, da sustentabilidade. E vai fazer bem ao mundo nos visitar. Mas não queremos que o mundo conheça um Brasil diferente do que vivemos. O País está pronto para receber pessoas de todo o mundo e o Turismo é, sim, a solução. A cada um real investido na promoção do Brasil são 20 que entram na economia local. Um em cada dez empregos com carteira assinada no Brasil vem do Turismo e o setor responde por 8% do PIB. A Embratur tem uma nova equipe técnica, com autonomia e ampla capacidade de diálogo. E vai ser por meio do diálogo entre o setor público e o privado que vamos transformar o que tem de oferta em promoção do Turismo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, presente na abertura da feira.

Em sua vez, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância de sediar a WTM Latin America para a cidade e para o País. “Este evento possibilita a discussão de como melhorar o Turismo nacional, e melhora nossa visão de como atrair cada vez mais turistas para nossos Estados e municípios. De acordo com dados da FecomercioSP, em 2022, crescemos 30,3% o número de turistas em São Paulo. Também geramos 183 mil empregos formais, saldo positivo entre admissões e demissões, dos quais 20% foram no setor de Turismo. Vemos cidades de muitos países com todo sua economia desenvolvida pelo seu potencial turístico. Queremos, como agentes públicos, entender como agir em prol desse setor tão importante”, diz.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo (Embratur), Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Bento Nunes (MTur) e Daniel Zanetti (WTM Latin America)
Marcelo Freixo (Embratur), Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Bento Nunes (MTur) e Daniel Zanetti (WTM Latin America)
Representando a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o secretário-executivo de Ministério do Turismo, Bento Nunes, reforçou a importância da feira por congregar empresas, profissionais do Turismo, gestores e empreendedores para impulsionar e fortalecer o Turismo no Brasil. A pasta aproveitará o evento para lançar um conjunto de ações voltado ao setor com foco nos turistas com deficiência, garantindo um Turismo mais acessível.

“O objetivo é garantir acessibilidade, por isso vamos lançar produtos voltados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também divulgaremos o resultado da pesquisa do perfil deste turista, lançaremos um portfólio on-line com destinos turísticos acessíveis, cartilha de como atender bem essas pessoas, além de um curso de qualificação sobre o código de conduta que estabelece padrões de comportamento ético e ações de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres. Essa gestão do MTur tem como missão o compromisso de estar aberta ao diálogo. Assim como na vida, no Turismo ninguém realiza nada sozinho, o sucesso de um é sucesso de todos”, pontua.

“O Turismo soube aproveitar bem as suas crises e vivemos juntos a maior de todas. O setor demonstrou valor, força e resiliência e superou a crise, aprendeu novos caminhos, se reposicionou e hoje chegamos à 10ª WTM Latin America. As projeções que temos para o Turismo de São Paulo e do Brasil para este ano são as melhores possíveis, e estamos motivados para sentir o pulso do setor ao andar pela feira”, finaliza o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Acompanhe o Portal PANROTAS para conferir a cobertura completa da feira, além de todas as novidades que as companhias do Turismo trouxeram para o evento.

Tópicos relacionados