Luiz Felipe Simões   |   06/12/2024 17:24

Governo de Sergipe apresenta programa de apoio à captação de eventos

Iniciativa visa consolidar o estado como destino estratégico para eventos de médio e grande porte

Divulgação
Evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor
Evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor

O Centro de Convenções AM Malls foi palco do lançamento do programa Sergipe de Portas Abertas, uma iniciativa do Governo de Sergipe, que tem como intuito consolidar o estado como destino estratégico para eventos de médio e grande porte.

O evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor de eventos, com o objetivo de apresentar políticas públicas voltadas para o fortalecimento da captação de eventos no estado.

Além disso, a ocasião incluiu a divulgação de um edital de apoio à captação deeventos, com lançamento previsto para janeiro, além da divulgação das novas estratégias de planejamento para o setor.

Estruturação do destino e vantagens competitivas

A secretária executiva de Turismo, Daniela Mesquita, ressaltou a importância do evento para o Turismo de Sergipe. “Este é um marco na história do estado. Sergipe é um destino que abraça, e essa hospitalidade faz toda a diferença para quem escolhe realizar eventos aqui. A infraestrutura que disponibilizamos é complementada por diversas vantagens como a mobilidade urbana, um aeroporto modernizado, uma ampla malha aérea, excelentes hotéis e restaurantes, e tudo isso com o melhor custo-benefício do Nordeste.”

Divulgação
Daniela Mesquita, Secretária Executiva da Setur
Daniela Mesquita, Secretária Executiva da Setur

Mesquita também destacou o papel estratégico dos eventos âncora promovidos pelo estado, como a Vila da Páscoa e o Natal Iluminado, que criaram um alicerce para atrair turistas e movimentar a economia.

“Em um primeiro momento esse foi o foco, nossos eventos âncoras, que criam um calendário anual, agora, com a chegada do Hugo Julião, diretor de captação de eventos, avançamos para um novo patamar, voltado para a captação de eventos nacionais e internacionais, e temos hoje um Centro de Convenções e uma rede de fornecedores locais que são cases de sucesso", disse ela.

Ações de apoio do governo

O Governo trabalhará com 4 eixos de ações para impulsionar a captação de eventos no estado. São eles:

1. Parcerias Estratégicas

  • Construção de parcerias com entidades e empresas privadas.
  • Fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo.
  • Geração de impacto positivo na economia local.

2. Incentivos Financeiros

  • Oferta de subsídios e incentivos financeiros para eventos.
  • Redução de custos para organizadores.
  • Aumento da atratividade de Sergipe como destino de eventos.

3. Promoção e Divulgação

  • Campanhas publicitárias para promover eventos realizados no Estado.
  • Ações de marketing para ampliar a visibilidade dos eventos e atrair maior público.

4. Apoio Logístico

  • Suporte em infraestrutura, segurança e serviços essenciais.
  • Garantia de fluidez e sucesso na execução dos eventos.
  • Atualização de um inventário (base de dados) para organização e monitoramento de eventos.

Estratégias para o crescimento sustentável

Divulgação
Parte do núcleo de captação do GTE - Grupo técnico de Eventos
Parte do núcleo de captação do GTE - Grupo técnico de Eventos

O Secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, detalhou as estratégias do estado para captação de eventos. Segundo ele, a principal meta é transformar Sergipe em uma referência nacional em Turismo de eventos, promovendo benefícios econômicos e sociais a longo prazo.

Filgueira enumerou alguns importantes pilares estratégicos:

1. Aumento da visibilidade e Prestígio

“Trazer eventos de grande porte para Sergipe significa colocar o estado no mapa nacional e internacional, o que atrai novos investimentos, amplia a relevância do destino e promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico.”

2. Desenvolvimento sustentável

“Estamos incentivando práticas de sustentabilidade na realização de eventos, como a adoção de construções verdes e a gestão eficiente de recursos. Nosso objetivo é mostrar que Sergipe não só está preparado para receber eventos de grande porte, mas também para fazê-lo de forma responsável e alinhada às melhores práticas ambientais.”

3. Fortalecimento de redes e parcerias

“Eventos não são iniciativas isoladas. Envolvem a colaboração entre governo, associações profissionais, empresas e universidades. Este programa reforça um ambiente cooperativo, que é essencial para o sucesso e a continuidade de nossas ações.”

4. Desenvolvimento econômico e geração de negócios

“Cada evento traz consigo um impacto direto no setor de hospedagem, alimentação, transporte e serviços. Esse aumento na atividade econômica local é um motor para a geração de empregos e o surgimento de novos negócios, além de proporcionar retornos significativos para a economia do Estado.”

5. Promoção e valorização cultural

“Eventos são oportunidades de celebrar e promover a identidade cultural de Sergipe. Ao destacar nossa história, tradições e gastronomia, também atraímos visitantes em busca de experiências autênticas.”

Reconhecimento naciona

Divulgação
Paulo Octávio, Presidente da Ubrafe
Paulo Octávio, Presidente da Ubrafe

Paulo Octávio, presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos (Ubrafe), elogiou a iniciativa. “Viajo pelo Brasil inteiro e é raro encontrar um estado com estratégias tão bem organizadas para a captação de eventos. Sergipe está de parabéns pela centralização de informações e pela criação de políticas claras que fortalecem o setor.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter