Da Redação   |   26/02/2025 16:10
Atualizada em 26/02/2025 16:15

Na Anato, Freixo reafirma desejo do governo de transformar Amazônia em destino turístico

Ele destacou também a importância do mercado colombiano e estratégias para atrair mais turistas ao Brasil

PANROTAS / Adrián Bertini
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

BOGOTÁ - A 44ª Vitrine Turística da Anato, maior feira de Turismo da Colômbia, teve início nesta quarta-feira (26), em Bogotá. O Brasil participa do evento como destino homenageado, assim como ocorreu na Fitur Madri 2025, levando atrativos brasileiros e mais de 20 coexpositores, em parceria com o Sebrae.

Em entrevista logo no primeiro dia de feira, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância do mercado colombiano e as estratégias para atrair mais turistas ao Brasil.

"O Brasil foi o país homenageado na Argentina, o Brasil foi o país homenageado na Espanha, o Brasil é o país homenageado na Colômbia. Trata-se de um grande esforço em colocar o Brasil em evidência durante essas feiras. Sabemos que essas conquistas não se limitam à Colômbia apenas, mas quando viemos aqui como o país homenageado, conseguimos ter uma série de estratégias alinhadas também com o governo espanhol"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Freixo lembrou que houve um aumento considerável de turistas colombianos no ano passado visitando o Brasil. "Essa é uma tendência que vai continuar, já que os turistas têm cada vez mais voos de/para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E além desta rede aérea, Brasil e Colômbia podem se promover juntos, ter um produto único e assim apresentar aos mercados mais distantes, como o asiático, por exemplo", disse ele.

PANROTAS / Adrián Bertini
Estande do Brasil na Anato 2025
Estande do Brasil na Anato 2025

"Considero isso um salto qualitativo. Não é o Brasil competindo com a Colômbia pelos chineses, é o Brasil e a Colômbia juntos para recebê-los e assim poderem ter experiência mais diversificada, o que é interessante, é algo novo, é o que as pessoas pensaram e estão começando a construir. Na minha visão, uma estratégia muito poderosa"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marcelo também comentou sobre o Turismo como modelo econômico ideal para preservar a Amazônia, gerar emprego e renda para os povos tradicionais da região e como forma de integrar a América Latina.

"Brasil e a Colômbia têm uma fronteira muito decisiva, que é a fronteira amazônica. E um dos desejos do governo brasileiro é transformar a Amazônia em um destino turístico. Eu sempre digo que a floresta só está no limbo, porque as raízes da floresta são seus povos tradicionais. Essas comunidades, infelizmente, são vítimas de atividades ilegais, enquanto o Turismo pode ser uma ótima solução para a Amazônia. Portanto, é necessário que Colômbia e Brasil pensem na Amazônia juntos, para que as pessoas possam fortalecer um turismo responsável, sustentável e evidente"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Adrian Bertini, do Ladevi, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS