Laura Enchioglo   |   10/03/2025 10:39

Embratur participa da BTL com foco em fortalecer conectividade com Europa

Além de trabalhar para criar novas rotas aéreas com Portugal, Agência promoverá outros segmentos


Divulgação
A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece de 12 a 16 de março
A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece de 12 a 16 de março

A Embratur participa, em parceria com o Sebrae, da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal. A atuação acontece em um momento de estreitamento de laços entre os países, que completam 200 anos de relações diplomáticas em 2025.

A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece de 12 a 16 de março. Entre os anúncios está a retomada do voo da Tap de Lisboa para Porto Alegre (RS), suspenso em 2024, quando o estado enfrentava uma crise climática, além de um voo Lisboa-Fortaleza (CE). A companhia volta a operar a rota em 1º de abril.

Em franca recuperação, a região gaúcha registrou o maior crescimento percentual do país na chegada de turistas internacionais para janeiro de 2025, 95,1%. O valor é o maior da série histórica para o estado, que será destino destaque na BTL ao lado de Minas Gerais e da Rota das Emoções (CE, PI e MA). A rota será promovida como parte do projeto Vitrine Brasil.

A Embratur também está levando para o evento experiências do segmento de Sol e Praia, como os resorts brasileiros, que possuem excelência em infraestrutura e serviços. Uma das agendas será a apresentação da Resorts Brasil sobre esses complexos turísticos de experiências autênticas em em destinos como a Rota das Emoções, Rota das Falésias (RN e CE) e outros. A outra ação apresentará um empreendimento de luxo em Ouro Preto (MG).

O objetivo é fortalecer nesse mercado a competitividade dos serviços brasileiros frente aos concorrentes internacionais, reposicionando o Brasil como destino sustentável e com grande diversidade de destinos turísticos.

Além disso, a Agência vai investir, durante a BTL, na promoção de outros quatro segmentos turísticos. O de Cultura aparecerá com destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty (RJ), cidades históricas de MG, além de Salvador (BA), Recife (PE) e Olinda (PE). Já os de Ecoturismo, Aventura e Esportes são o Parque Nacional de Anavilhanas e Novo Airão, ambos amazonenses, e os destinos Pantanal e Bonito.

Momento oportuno

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a boa relação entre Brasil e Portugal. As agências de promoção do turismo dos dois países assinaram em fevereiro, na 14ª Cimeira Brasil Portugal, em Brasília, um plano de trabalho conjunto de promoção do turismo para ampliar o fluxo de visitantes, além do compartilhamento de dados e de informações sobre boas práticas.

“Portugal e Brasil possuem laços históricos e culturais que nos unem de forma única. Em nossa participação na BTL, vamos reforçar compromisso do Brasil em expandir a conectividade aérea que torne nossos destinos ainda mais acessíveis e competitivos para os portugueses, e vamos também apresentar novas experiências ainda pouco conhecidas por aqui, muito autênticas, com uma grande diversidade cultural e natural, além de uma hospitalidade incomparável”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

“Na Embratur, temos avançado no turismo a partir da adoção de políticas bem sucedidas anteriormente executadas no país lusitano, como a priorização de uma agenda de promoção que sirva como indutora de ampliação da conectividade aérea”, completou.

Portugal-Brasil

Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.

Os números da conectividade aérea também evidenciam essa aproximação entre Brasil e Portugal. Em 2024, destinos nacionais receberam 11.823 voos do país lusitano. Foram, ao todo, 3,31 milhões de assentos em 14 rotas operadas pelas aéreas Tap, Azul e Latam para capitais como Belém (PA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Cooperação mútua

A Embratur e o Turismo de Portugal, órgão do governo português dedicado à promoção turística, assinaram, em 19 de fevereiro, durante a 14ª Cimeira Luso-Brasileira, reunião de cúpula entre os dois países, o Plano de Ação 2025-2027 do Acordo de Cooperação Bilateral voltado para o turismo.

Dividido em seis eixos estratégicos, o documento prevê troca de conhecimento e experiências, promoção de projetos de sustentabilidade no turismo, fortalecimento da conectividade aérea e divulgação de produtos turísticos entre os dois países para aumentar o fluxo de visitantes internacionais de forma recíproca.

O compromisso é uma atualização do memorando de entendimento entre os países assinado em abril de 2023, em Portugal, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira. Brasil e Portugal já executam uma estratégia conjunta para aumentar o fluxo de turistas internacionais, fortalecendo a relação de cooperação, aproximação cultural e econômica entre as duas nações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3762 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!